Henrique I, o Barbudo

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Representação de Henrique I da Polónia.

Henrique I. (também conhecido como: Henrique I da Silésia; Henrique I de Polen; Henrique, o Barbudo, em polaco: Henryk I Brodaty, em alemão: Heinrich der Bärtige; cerca 1165 em Głogów; † 1238 em Krosno Odrzańskie, foi entre 1201–1238 Duque da Silésia e entre 1232–1238 Duque da Polónia.

Família[editar | editar código-fonte]

Henrique procedeu da linha dinástica dos Piast. Os seus pais foram Boleslau I da Silésia, o Longo e Adelaide, filha de Berengário de Sulzbach. Henrique teve três irmãos e duas irmãs, dos quais cabem destacar:

Biografia[editar | editar código-fonte]

Depois da morte do seu pai em 1201 Henrique converteu-se no único herdeiro. Em 1202 o seu tio Mieceslau I herdou a região de Oppeln. Depois de um acordo a 22 de novembro do mesmo ano Henrique cedeu a região de Oppeln e teve que aceder à separaração do direito de herança mútuo das duas linhas de sucessão, e assim se deu passo à separação em duas linhas:

Entre 1201 e 1206 conseguiu (segundo se crê) por meios pacíficos uma parte de Grande Polónia incluindo Kalisz e na década posterior o Land Lebus. Entre 1222–1223 lutou juntamente com o Duque Konrad I da Masóvia contra os Prussos. Estreitou alianças com a Ordem Teutónica e favoreceu a cessão de Kulmer Land a estes últimos. Supostamente durante um conflito entre as famílias nobres de Grzyfita e Odrowąż em 1225 levou um exército até muito próximo de Cracóvia.

Após morte do Duque polaco Leszek I em 1227 conquistou Cracóvia, juntamente com a Pequena Polónia e Sandomir, bem como a Grande Polónia até ao Warthe e desta forma unificou grande parte da Polónia. Depois das campanhas através da Grande Polónia e a luta pelo trono de Cracóvia, Henrique foi capturado em 1229 por Konrad da Masovia durante uma celebração religiosa em Spytkowice e mantido em Płock, Masóvia. Foi liberto graças à mediação da Duquesa Hedwig mas teve que renunciar a Cracóvia. A partir de 1230 geriu o seu domínio em Oppeln, já que se lhe concedeu a tutela dos filhos menores do Duque Casimiro I.

Após a morte de Ladislau III, que havia sido fora expulso de Cracovia por Konrad I da Masovia em 1229, Henrique herdou em 1231 a Grande Polónia e a tutela de Cracóvia. Desta forma converteu-se em Princeps da Polónia, cuja união tanto desejava. Mas esta ânsia levou-o a um novo conflito com o Duque Konrad I da Masóvia da Polónia.

Henrique I favoreceu a ocupação alemã do país, já iniciada por seu pai, e que implicou uma separação cada vez maior da Silésia do resto da Polónia. Fundou as cidades de Złotoryja, Środa Śląska bem como Lwówek Śląski. Também apoiou o trabalho colonizador da Abadia Leubus aplicando a Lei Alemã a algumas das colónias eslavas existentes.

Representação de Santa Edviges, esposa de Henrique I da Polónia.

Ao que parece sob a influência da sua esposa Hedwig, beatificada posteriormente, fundou o mosteiro de Zisterzienserinnen em Trebnitz e autorizou a fundação e colonização da Abadia Heinrichau por parte de Zisterziensern. Ainda que ele mesmo fosse profundamente religioso, em 1237 foi excomungado por não ceder às pretensões da Igreja no referente à Imunidade eclesiástica. Também teve desavenças com o Bistum Breslau pelos dízimos dos novos colonos alemães.

Após a sua morte em 1238 foi enterrado na igreja-mosteiro de Trebnitz.

Casamento e descendência[editar | editar código-fonte]

Em 1186 Henrique casou-se com Santa Edviges, filha de Bertoldo IV, duque de Merânia. Fruto desta união nasceram quatro filhos e três filhas, entre eles:

  • Henrique II († 1241), duque da Silésia e rei da Polónia
  • Conrado († 1235/37)
  • Gertrude, noiva de Otão de Wittelsbach, que após a sua morte passaria a ser a abadessa de Trzebnica.

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Historische Kommission für Schlesien (Hg.): Geschichte Schlesiens, Bd. 1, Sigmaringen 1988, ISBN 3-7995-6341-5 (em alemão)
Henrique I, o Barbudo
Nascimento: 1165 Morte: 1238
Precedido por:
Boleslau I
POL województwo śląskie COA.svg
Duque da Silésia
1201–1238
Sucedido por:
Henrique II, o Piedoso
Precedido por:
Conrado I
Herb Polski.svg
Duque da Polónia
1232–1238
Sucedido por:
Henrique II, o Piedoso
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.