Płock

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Płock é uma cidade da Polónia, com cerca de 126 mil habitantes.E uma das cidades mais antigas da Masovia (em polaco Mazowsza),tendo mesmo sido capital da Polonia entre 1079 e 1138.

História[editar | editar código-fonte]

Datada do século 12, a belíssima catedral contém os túmulos de Władysław I Herman (falecido em 1102) e Boleslaw III Wrymouth (falecido em 1138) - os reis da Polônia. Eles estão enterrados no Masovian Virgem Maria Catedral em Płock. Płock era a capital da Polônia durante o seu reinado (1079-1138). Foi também um lugar de vários Duques de Mazóvia e uma das capitais do estado.

Judeus[editar | editar código-fonte]

A presença judaica em Płock remonta há muitos séculos, provavelmente desde 1400. Em 1938, quase 25% da população era judia, tornando Płock uma das cidades da Polônia com a maior presença proporcional de judeus. A população judaica de Plock foi destruída durante a Shoah.

Geografia[editar | editar código-fonte]

Płock fica situada às margens do rio Vístula, a noroeste da cidade de Varsóvia, é centro comercial de região agrícola.

Economia[editar | editar código-fonte]

A refinação de petróleo e a indústria petroquímica são as principais actividades económicas, juntamente com as indústrias de construção de máquinas, de curtumes, têxtil e aliemntar.


Ícone de esboço Este artigo sobre Geografia da Polónia é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.