Henry Acland

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
O Muito Honorável
Sir Henry Wentworth Dyke Acland
KCB
Nascimento 23 de agosto de 1815
Killerton, Exeter
Morte 16 de outubro de 1900 (85 anos)
Oxford
Nacionalidade Flag of the United Kingdom.svg britânica
Ocupação Médico

Sir Henry Wentworth Dyke Acland, 1º Baronete, KCB (Killerton, Exeter, 23 de agosto de 1815 - Oxford, 16 de outubro de 1900)[1] foi um médico e educador inglês.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Henry Acland era o quarto filho de Sir Thomas Acland e Lydia Elizabeth Hoare. Educado no Harrow College e em Christ Church, foi eleito membro do All Souls College, Oxford, em 1840, e depois estudou Medicina em Londres e Edimburgo. Voltando a Oxford, foi nomeado Lee's Reader em anatomia na Christ Church em 1845, e em 1851, bibliotecário e médico Radcliffe no Radcliffe Infirmary.

Sete anos mais tarde tornou-se professor régio de medicina, cargo que manteve até 1894. Foi também curador das galerias da universidade e da Biblioteca Bodleiana, e de 1858 até 1887, representou sua universidade no General Medical Council, no qual serviu como presidente de 1874 até 1887. Recebeu o título de Baronete em 1890, e dez anos depois morreu em sua casa em Oxford. Tornou-se membro da Royal Society em 1847.[2]

Acland teve um papel preponderante na revitalização da escola médica de Oxford e na introdução do estudo da ciência natural na universidade. Como Lee's Reader, começou a formar uma coleção de preparos anatômicos e fisiológicos com a ajuda do cirurgião John Hunter, e a fundação do Museu de História Natural da Universidade de Oxford, inaugurado em 1861, como um centro para a promoção do estudo da ciência, especialmente em relação à medicina, foi em grande parte devido aos seus esforços. "Para Henry Acland", disse o seu amigo, John Ruskin, "a fisiologia foi encarregada de um evangelho do qual ele era o pregador solitário para os pagãos", mas por outro lado a sua completa formação clássica evitou que em Oxford houvesse uma separação muito abrupta as ciências exatas e as humanas. Em conjunto com Dean Liddell, revolucionou o estudo da Arte e da Arqueologia, para que o cultivo destas disciplinas, para as quais, como Ruskin declarou, ninguém havia se importado em Oxford anteriormente, começou a florescer na universidade.

Acland também interessou-se por questões ligadas à saúde pública. Participou da comissão real sobre a legislação sanitária na Inglaterra e País de Gales em 1869, e publicou um estudo do surto de cólera em Oxford, em 1854, juntamente com vários panfletos sobre questões sanitárias. Suas memórias sobre a topografia da Trôade, com o plano panorâmico (1839), estava entre os frutos de um cruzeiro que fez no Mediterrâneo por causa de sua saúde.

Seu filho, o coronel Alfred Dyke Acland casou com Beatrice Danvers Smith, filha do político William Henry Smith, em 30 de julho de 1885 e ganhou o posto de tenente-coronel em 1910 à serviço do Royal 1st Devon Yeomanry (Territorial Army). Seu outro filho, Theodore Dyke Acland casou com a filha de Sir William Gull, líder dos profissionais de medicina de Londres e um dos médicos particulares da Rainha Vitória.

O antigo Hospital Acland, em Banbury Road, Oxford (agora parte do Keble College) foi fundado em memória da esposa de Acland, Sarah.

Casamento e filhos[editar | editar código-fonte]

Casou-se com Sarah Cotton, filha de William Cotton e Sarah Lane, em 14 de julho de 1846. Tiveram sete filhos e uma filha:

Sua filha, Sarah Acland, posteriormente viveu em Park Town, Oxford e foi uma das pioneiras da fotografia colorida. Algumas de suas fotografias estão na coleção do Museu da História da Ciência, em Broad Street, Oxford, em frente à casa da família.

Referências

  1. Chambers Biographical Dictionary, ISBN 0-550-18022-2, página 6
  2. List of Fellows of the Royal Society, A - J The Royal Society. Página visitada em 5-4-2010.

Wikisource  "Acland, Sir Henry Wentworth, Bart.". Encyclopædia Britannica (11th). (1911). Ed. Chisholm, Hugh. Cambridge University Press. 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Henry Acland


Precedido por
Criação Nova
Baronete
(de Santa Maria Madalena)
1890–1900
Sucedido por
William Dyke Acland