Herschel Grynszpan

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Herschel Grynszpan
Herschel Grynszpan
Ο Έρσελ Γκρίνσπαν μετά τη σύλληψή του (1938)
Nascimento 28 de março de 1921
Hanôver
Morte 1944 (22–23 anos)
Residência Hanôver
Cidadania Polónia

Herschel Grynszpan foi um judeu polonês radical e revolucionário que cresceu na República de Weimar e aos 17 anos atirou no terceiro secretário da embaixada alemã, Ernst vom Rath, em Paris, em um ato semelhante a Gavrilo Princip.

Em 1938, uma série de eventos históricos ocorreram na Europa, levando a uma revisão do sistema de Versalhes de tratados que encerraram a Primeira Guerra Mundial. O primeiro é o Anschluss, seguido da Ocupação alemã da Checoslováquia e do Acordo de Munique. A Primeira Arbitragem de Viena acontece no dia 2 de Novembro de 1938. Tudo acontece graças à chamada política de apaziguamento. E no momento em que as críticas a essa política caíam, o judeu radical executou o assassinato, que por enquanto provocou a reação de simpatia exatamente oposta ao político de Hitler e desamarrou as mãos do Führer para a continuação de sua política.[1]

Na manhã de segunda-feira, 7 de Novembro de 1938, comprou um revólver e uma caixa de balas, depois dirigiu-se para a embaixada alemã e pediu para ver um responsável pela embaixada. Após ser levado para o gabinete de Ernst vom Rath, Grynszpan disparou cinco tiros contra Vom Rath, dois dos quais o atingiram no abdómen. Vom Rath era um diplomata do Ministérios das Relações Exteriores que tinha tinha uma opinião anti-nazi, por causa do tratamento que os nazis davam aos judeus, e estava sob a investigação da Gestapo por ser politicamente pouco confiável.[2] Grynszpan não tentou escapar da polícia francesa e confessou livremente os disparos. No seu bolso, tinha um postal para a sua família com a mensagem: "Que Deus me perdoe ... Tenho que protestar assim para que todo o mundo ouça o meu protesto, e que o vou fazer."

Durante a Batalha de França, Herschel Grynszpan foi capturado pela Gestapo e transferido para um campo de concentração em território alemão. Os planos eram de que, após o fim da Segunda Guerra Mundial, com sua presença no banco dos réus, fosse realizado um julgamento criminal mundial semelhante ao ocorrido após o Incêndio do Reichstag para provar a conspiração judaica contra a Alemanha e a culpa de atear fogo à Segunda Guerra Mundial. O resultado da Segunda Guerra Mundial frustrou esse plano, e Herschel Grynszpan morreu em um campo de concentração alemão.[3]

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Herschel Grynszpan
  2. William L. Shirer, The Rise And Fall Of The Third Reich, p. 430.
  3. Steinweis, Alan "The Trials of Herschel Grynszpan: Anti-Jewish Policy and German Propaganda, 1938-1942", Volume 31, Edição 3, outubro de 2008, página 476.