Hiérocles (geógrafo)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Hiérocles ou Hierokles (em grego: Ἱεροκλῆς) foi um geógrafo e/ou gramático bizantino do século VI a quem é atribuída a autoria da obra Sinecdemos (em latim: Synecdemus ou Synekdemos; em grego: Συνέκδημος), a qual contém uma tabela com as divisões administrativas do Império Bizantino e enumera as cidades de cada uma delas. A obra é datada do reinado de Justiniano (r. 527–565), mas é anterior a 535, pois divide as 912 cidades mencionadas do império em 64 eparquias.

O Sinecdemos é um dos documentos mais valiosos que se conhece para o estudo da geografia política do Oriente no século VI. A obra de Hiérocles, juntamente com a de Estêvão de Bizâncio, foi a principal fonte da obra De Thematibus, de Constantino VII (r. 913–959), sobre os temas (subdivisões administrativas e militares do Império Bizantino).

A obra de Hiérocles foi publicada em Berlim em 1866 por Gustav Parthey (Hieroclis Synecdemus); posteriormente foi publicada pela Bibliotheca Teubneriana uma edição com o texto corrigido por A. Burckhardt (Hieroclis Synecdemus; Lípsia, 1893). A publicação mais recente conhecida é de E. Honigmann (Le Synekdèmos d'Hiéroklès et l'opuscule géographique de Georges de Chypre; Bruxelas, 1939).

Notas e fontes[editar | editar código-fonte]

  • Buchwald, Wolfgang; et al. (1991), "Hiéroclès" (em francês), Dictionnaire des auteurs grecs et latins de l'Antiquité et du Moyen-Âge, Brepols, p. 408 
  • Kazdan, Aleksandr Petrovic, ed., "Hierokles" (em inglês), Oxford Dictionary of Byzantium, II, Oxford University Press, p. 930 


Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.