HijackThis

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
HijackThis
Desenvolvedor Trend Micro
Versão estável 2.0.4 (21 de abril de 2010; há 222 semanas e 5 dias)
Escrito em Visual Basic
Sistema operacional Microsoft Windows
Gênero(s) Diagnóstico e remoção de Malware
Licença open source
Página oficial TrendSecure.com

O HijackThis é um programa de computador que verifica a existência de softwares maliciosos no sistema. Entretanto, o HijackThis não indica instruções específicas para a remoção do programa danoso, somente informa sobre os problemas encontrados.

O autor do programa chama-se Merijn (Merlin, em alemão) e define o HijackThis como “o único detector e removedor genérico de hijackers”. O software foi vendido e atualmente é de propriedade da Trend Micro. O software na prática não detecta somente hijackers, mas também diversos trojans, spywares, adwares, worms e até mesmo, indiretamente, a presença de rootkits.

O HijackThis não é um removedor de spywares como os demais. Ele simplesmente lista diversas áreas do sistema onde as pragas se instalam e dá a opção de consertar o problema (marcando a entrada). Como as diversas áreas utilizadas por pragas digitais são também usadas por programas legítimos, resta ao usuário saber o que deve ser marcado e o que deve permanecer.

O HijackThis é completamente inútil contra vírus clássicos que infectam arquivos, embora seja capaz de detectar alguns que criam chaves no registro para serem executados. Neste caso, será necessário um antivírus ou uma ferramenta de remoção para limpar os arquivos infectados.

Código aberto[editar | editar código-fonte]

Em 16 de fevereiro de 2012, a TrendMicro, empresa detentora do HijackThis, tornou o programa oficialmente open source, disponibilizando o código fonte no SourceForge.[1]

Referências

  1. Trend Micro Migrates Security Tool HijackThis to Open Source (em inglês). Security Week (17 de fevereiro de 2012).
Ícone de esboço Este artigo sobre Software é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.