Igreja Nossa Senhora de Týn

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja Nossa Senhora de Týn
Kostel Matky Boží před Týnem
Igreja Nossa Senhora de Týn
Fachada da igreja.
Tipo Igreja
Estilo dominante Gótico
Início da construção Século XIV
Fim da construção Século XVI
Website
Altura 80 m
Geografia
País  Chéquia
Cidade Praga
Coordenadas 50° 05' 16" N 14° 25' 22" E

A Igreja da Mãe de Deus frente à Týn (em checo: Kostel Matky Boží před Týnem), ou simplesmente Igreja de Týn (Týnský chrám), mais comumente Igreja de Nossa Senhora de Týn, é uma igreja católica romana localizada em Praga, na República Checa. É a principal igreja da Cidade Velha (Staré Město) desde o século XIV[1], e um dos símbolos mais icônicos da capital checa.

Sepultura de Tycho Brahe, nova placa de 1901

Pertence ao Património Mundial da Unesco desde 1992 e está situada na praça de Staré Město. Sua construção começou na metade do século XIV e durou até o XVI. Atualmente a fachada principal da igreja se encontra cercada por edifícios civis, dentre eles a Escola de Týn.

História[editar | editar código-fonte]

O predecessor mais antigo, e ainda românico, da igreja atual surgiu em conexão com o desenvolvimento da Praça de Tyn nas proximidades durante o século XII; a primeira referência escrita remonta ao ano de 1135. Nessa época, quando foi dedicado à Virgem Maria , um monarca a confiou aos cuidados do Capítulo Vyšehrad . Junto com a crescente Cidade Velha, ganhou importância e se tornou uma igreja paroquial . Na virada dos séculos XIII e XIV, foi substituído por um edifício gótico de três naves abobadadas, com uma  cripta sob um presbitério terminado poligonalmente e pelo menos uma torre na fachada oeste. O campanário é documentado em 1310, quando desempenhou um papel na ocupação de Praga por João de Luxemburgo . Parte da torre foi preservada até 1894 como a chamada capela de Santa Ludmila. Logo após a conclusão da igreja, uma longa disputa entre o Capítulo de Vyšehrad e os representantes da paróquia sobre os  direitos de posse do edifício foi resolvida amigavelmente .

O edifício atual[editar | editar código-fonte]

Em meados do século XIV, paroquianos que estavam entre os mais ricos do patriciado da cidade, com o apoio de importantes famílias burguesas de outras paróquias, iniciaram a construção de uma nova basílica gótica de três naves , que se tornaria a principal igreja da Cidade Velha daí em diante. No plano básico, a arquitetura relativamente conservadora foi gradualmente influenciada pelos dois grandes mestres construtores que na época trabalhavam em Praga, ambos envolvidos nas obras da catedral de São Vito: Matias de Arras, na primeira fase, e posteriormente Petr Parléř . O rendilhado das janelas da nave principal e especialmente a janela da fachada ocidental, com uma altura de 28 m, mostra o trabalho deste último.O trabalho de Parléř também pode ser visto no magnífico portal norte, esculpido com o ciclo da Paixão

.or nortetal

ificamentesseprefere e paixão esOartístico do tempo de tório icooIV, que também pode ter s eoiografia ao iessoalmenteri Wceslasque tambter tidoseu entorno le mesmo, émssoalmente ou através de pesso do ,spatrocde inado tssasiciar essas excelentes obras de artede . A Igreja Týn estava localizada perto de sua nova sede da Corte Real , para que pudesse visitá-la pessoalmente. O novo edifícioos altares servir ao seu propósito por volta de 1380, quando res tfeclosão dasiguerras ussitas,gas três naves foram concluídada eguerrastempes navestrês foioabobadadaconcluídos, mas noo naveese o navio principal fai abobadado. os ava entãocio empena ocidental , provavelmente aosbtelhados s treliças da nave principal e de ambas as torres .

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Praça da Cidade Velha». Civitatis Praga