Igreja Ortodoxa Albanesa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja Ortodoxa Albanesa
Brasão da Igreja
Brasão da Igreja

Brasão da Igreja
Fundador Paulo de Tarso, Fan Noli
Independência 1922
Reconhecimento 1937
Primaz Anastácio da Albânia
Sede Primaz Catedral da Ressurreição de Cristo, Tirana
Território  Albânia
Posses
Língua Albanês (oficial), grego (secundário)
Adeptos 500,000[1]-700,000[2]
Site [1]

A Igreja Ortodoxa Autocéfala da Albânia (em albanês: Kisha Ortodokse Autoqefale e Shqipërisë) é uma sede autocéfala da Igreja Ortodoxa na Albânia. Declarou sua autocefalia em um congresso realizado em Berati em 1922, e foi reconhecida em 1937 por Benjamim I de Constantinopla.

A Igreja foi fechada em 1967 no regime de ateísmo de Estado de Enver Hoxha. Ao fim do regime comunista, havia apenas 22 padres ortodoxos vivos, mas o patriarcado foi restaurado pelo Patriarca Ecumênico Bartolomeu I de Constantinopla, que elegeu Anastácio, e a instituição foi revitalizada desde então.

Além de Tirana, onde fica sediado o arcebispo, o Santo Sínodo albanês conta com metropolitanos em Gjirokastër, Korçë e Berati, bispos titulares para Apolônia, Krujë, Amantia e Búlis e um protopresbítero.[3] Em regiões com muitos falantes de grego, usa-se a língua local, de forma que é a única missa ortodoxa que usa o grego moderno, em oposição ao koiné.

Referências

  1. John Anthony McGuckin (28 December 2010). The Orthodox Church: An Introduction to Its History, Doctrine, and Spiritual Culture. [S.l.]: John Wiley & Sons. p. 72. ISBN 978-1-4443-3731-0. Consultado em 8 June 2012. The Orthodox currently represent about half a million faithful, worshipping in 909 parishes.  Verifique data em: |acessodata=, |data= (ajuda)
  2. CNEWA - Autocephalous Orthodox Church of Albania
  3. The Holy Synod of Albania, Orthodox Autocephalous Church of Albania, accessed on 2008-06-16
Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.