Igreja Presbiteriana (Estados Unidos)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Text document with red question mark.svg
Este artigo ou secção contém uma ou mais fontes no fim do texto, mas nenhuma é citada no corpo do artigo, o que compromete a confiabilidade das informações.
Por favor, melhore este artigo introduzindo notas de rodapé citando as fontes, inserindo-as no corpo do texto quando necessário.
Igreja Presbiteriana
Orientação Calvinista / minoria Evangélica
Origem 10 de junho de 1983
Sede Louisville, Kentucky
Número de membros 2.140.165
Número de igrejas 10.751
Países em que atua Estados Unidos

Presbyterian Church (USA) (em Português, "Igreja Presbiteriana (EUA)") é uma denominação de igreja Cristã Protestante moderada (ou "liberal," como a que está oposta da "Presbyterian Church in America" a "conservadora") nos Estados Unidos. Ela faz parte da Reforma Protestante de João Calvino.

Embora no Brasil esta possa ser erroneamente chamada de "Igreja Presbiteriana dos Estados Unidos da América", ela não é a igreja Prebiteriana "dos" Estados Unidos da América, mas somente Igreja Presbiteriana "EUA".[1] Ela é a maior denominação Presbiteriana nos EUA, e foi estabelecida, em 1983, pelo resultado da fusão entre a United Presbyterian Church in the United States of America (em Português, Igreja Presbiteriana Unida nos Estados Unidos da América), que tinha congregações em todo território americano e a Presbyterian Church in the United States (em Português, Igreja Presbiteriana nos Estados unidos), cuja congregações estavam no Sul e nos estados de fronteira dos Estados Unidos da América. O uso discriminado de "Norte" ou "Sul" a qualquer uma delas, é politicamente errado, não faz parte do nome oficial de nenhuma delas, e é pejorativo. [carece de fontes?]

Esta denominação reunida tem aproximadamente 2,3 milhões de membros, 10 mil congregações, e 14.000 pastores ordenados.[2] O escritório central do Conselho da Assembléia Geral fica em Louisville, Kentucky. Ela é membro do National Council of Churches (em Português, "Conselho Nacional de Igrejas", nos EUA), da World Alliance of Reformed Churches (em Português, "Aliança Mundial de Igrejas Reformadas") e do World Council of Churches (em português, "Conselho Mundial de Igrejas"). Em 2006, a denominação se tornou a primeira no mundo a chamar todos os seus membros para se tornarem carbon neutral (em Português, "indivíduos pro a neutralização de carbono", ou "zero carbono"). A denominação possui um escritório para lobbying em Washington, DC.

Referências

  1. O nome dela oficial contém a abreviação (U.S.A.) entre parênteses propositalmente e não se fala, em Inglês, que esta é a igreja presbiteriana of the USA (i.e "dos EUA"), mas somente USA.
  2. "Quem somos" da Igreja Presbiteriana (EUA) (Online---em Inglês).

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre religião é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.