Igreja de São Tiago Maior (Ribeira Seca)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Igreja de São Tiago Maior, Fachada.
Igreja de São Tiago Maior, interior.
Igreja de São Tiago Maior, Altar-mor.

A Igreja de São Tiago Maior, é um templo cristão português, localizado na freguesia da Ribeira Seca, concelho da Calheta, ilha de São Jorge.

Esta igreja apresenta-se como um edifício de características barrocas dotado com uma torre sineira e belos trabalhos em cantaria de basalto negro.

A igreja primitiva aqui existente que datava do século XVI foi destruída em 1757 devido a um tremor de terra, que ficou registado na história como o nome de o Mandado de Deus, pelo que foi reedificada em 1761.

No dia 1 de Janeiro de 1980, 219 anos depois da sua reconstrução voltou a ser bastante danificada pelo terramoto que causou grandes estragos nas ilhas do grupo central do arquipélago dos Açores. Este terramoto não afectou grandemente, no entanto, o aprumo das paredes, foi restaurada entre 1990 e 1993.

Esta igreja apresenta-se com três naves, uma capela-mor com retábulo pintado a ouro e a azul. Tem dois nichos laterais, dois altares também laterais e uma capela que serve como lugar de abrigo para o Sacrário. O altar-mor foi construído em 1774 e restaurado em 1940. Em 1996 este altar, bem como os altares laterais foram novamente sujeitos a obras de restauro e manutenção.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Guia do Património Cultura de São Jorge, Dep. Legal nº 197839/2003.