Igreja Santa Cecília (Porto Alegre)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Igreja Santa Cecília
Construção 1943
Diocese Arquidiocese de Porto Alegre
Padre Manoel Augusto Santos dos Santos
Bispo Jaime Spengler
Local Porto Alegre,  Brasil

A Igreja Santa Cecília é um templo católico da cidade de Porto Alegre, localizado à rua Santa Cecília.

A devoção a Santa Cecília é antiga na cidade, mas uma paróquia especial só foi criada em 1943, sob a direção do cônego Luiz José de Nadal. Três anos depois iniciou-se a construção da igreja, sendo inaugurada em 16 de novembro de 1952. A torre sineira, no lado direito, só foi terminada em 2004.

A fachada mostra linhas modernistas auteras, com alguns traços românicos, e é dominada por um grande arco redondo com um vitral em cruz grega em seu interior, representando Santa Cecília tocando harpa e rodeada de anjos. Lateralmente, janelas em arco também apresentam vitrais. A entrada se faz por um pequeno lance de escadas, e à esquerda, junto à base do edifício, uma inscrição gravada em pedra indica o local onde foi incorporada à construção uma porção de terra proveniente da tumba da Santa em Roma.

Imagem de Santa Cecília no altar-mor

O interior é amplo e despojado, dividido em três naves, separadas entre si por uma série de arcos apoiados sobre colunas. A iluminação difusa proporciona um efeito bastante tranquilizador. As naves laterais são estreitas e têm a função apenas de deambulatório, e mostram capelinhas com a Via Sacra. Existe um coro sobre a entrada e quatro grupos de bancadas de madeira na nave central para a congregação. À esquerda da entrada uma sala funciona como batistério, e junto ao altar-mor, também à esquerda, está instalado um pequeno órgão de tubos. Nas paredes, tanto no nível térreo como no clerestório, pares de janelas decoradas com vitrais ilustram os Sacramentos e as invocações da Virgem Maria. Chamam a atenção os três grandes candelabros metálicos que pendem do teto, com rica decoração fitomórfica. Ao fundo, nichos para imagens do Sagrado Coração de Maria, à esquerda, e de Jesus, à direita.

Interior da igreja

A capela-mor, ligeiramente elevada, está inclusa em um espaço absidal delimitado por um grande arco redondo guarnecido com peanhas onde estão instalados grandes e formosos anjos tocheiros. O retábulo de pedra ostenta imagens de Santo Antônio, São José e, ao centro, em um nicho, da Padroeira da igreja tocando harpa, uma estátua em tamanho natural de delicada e expressiva fatura.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • Vargas, Élvio (editor). Torres da Província: História e Iconografia das Igrejas de Porto Alegre. Porto Alegre: Pallotti, 2004.
O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Igreja Santa Cecília (Porto Alegre)