Iguatemi Porto Alegre

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Iguatemi Porto Alegre
Localização Avenida João Wallig, 1800, Passo d'Areia, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil
Inauguração 13 de abril de 1983 (31 anos)
Proprietário Iguatemi Empresa de Shopping Centers S.A. / Ancar / MAIOJAMA / LRR
Administração Administradora Gaúcha de Shopping Centers
Números
Lojas 300
Área Terreno: 96.000
Construída: 107.300
Estacionamento 3.015 vagas
Andares 3 pisos
Salas de
cinema
6 salas GNC Cinemas
Página oficial www.iguatemiportoalegre.com.br

O Shopping Iguatemi Porto Alegre é um shopping center localizado na cidade de Porto Alegre.

História[editar | editar código-fonte]

O Shopping Iguatemi Porto Alegre foi inaugurado em abril de 1983.[1] Desde a fundação já passou por diversas ampliações e obras.[2] Foi o primeiro shopping construido na regiao Sul do Brasil. [2]

Em 1993, o shopping ganhou sessenta novas lojas e quatro cinemas. Um ano depois, foi a praça de alimentação que aumentou suas opções gastronômicas.

Em 1997, foi construída uma área anexa que acrescentou setenta e cinco novas lojas, uma nova praça de alimentação, cinco salas de cinemas e um prédio-garagem com 1.500 vagas - o que deixou o Shopping com um total de 3.015 vagas para os consumidores. A partir de então, o Iguatemi passou a ser considerado o maior centro de compras da Região Sul do Brasil e um dos maiores da América Latina.

Em 2005, foi construído o supermercado Nacional, primeiro a funcionar 24hs no Rio Grande do Sul.

Com a inauguração e consequente concorrência do shopping Bourbon Shopping Country ao seu lado, o Iguatemi Porto Alegre realizou ainda novas obras, como o cercamento de suas dependências e maior investimento em paisagismo. A concorrência com o cinema Unibanco Arteplex contribuiu para que o Iguatemi fechasse suas 8 salas de cinema da rede Severiano Ribeiro. Em Dezembro de 2009 foram inauguradas 6 novas salas no Iguatemi.

O shopping também foi alvo de assaltos em suas joalherias e cinemas, o que gerou grandes investimentos em segurança, como a instalação de câmeras de vigilância e de seguranças armados distribuidos pelo shopping.


Em 2012 foi anunciada uma nova expansão do shopping. [2]

Cinema[editar | editar código-fonte]

As 8 salas administradas pela rede Severiano Ribeiro foram fechadas gradualmente. Dividas em dois setores em lados extremos do shopping, a primeira secção, com 4 salas, foi fechadas em 2002 para dar lugar ao centro de saúde Moinhos de Vento. A segunda secção, com 5 modernas salas, encerrou suas atividades em 2006. Em dezembro de 2008, foram inauguradas 6 salas, consideradas, hoje, as mais modernas da capital. Administradas pela rede GNC Cinemas, contam com exibição 3D, venda de ingressos com lugar marcado, além de tótens de auto-atendimento espalhados pelo shopping, som Dolby e THX e exibição digital em alta-definição. Estão localizadas ao lado da loja Zara, no segundo piso.

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Histórico - Iguatemi Empresas de Shoppings. Infovest.com. Página visitada em 13 abr 2013.
  2. a b c IGUATEMI (IGTA - NM) - Anuncia expansao do Iguatemi Porto Alegre. BMF Bovespa (27 abr 2013). Página visitada em 13 abr 2013.