THX

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
THX
Tipo Privada
Indústria som
Fundação 1983
Sede Flag of the United States.svg Estados Unidos
Pessoas-chave David Pierce, Diretor
Richard Dean, Tecnologia
Robert Hewitt, Vendas
Página oficial www.thx.com

THX Limited (THX Ltd.) é um áudio de alta fidelidade / reprodução padrão visual para cinemas, salas de cinema, home theaters, caixas de som de computador, consolas de jogos e sistemas de áudio para automóveis. O THX atual foi criado em 2002, quando se separou da Lucasfilm Ltd. THX foi desenvolvido por Tomlinson Holman na empresa de George Lucas, Lucasfilm, em 1983, para assegurar que a trilha sonora do terceiro filme Star Wars, O Retorno de Jedi, seria fielmente reproduzidas nos melhores locais. THX foi nomeado após Holman, com o "X" em pé de "crossover", bem como em homenagem ao primeiro filme de Lucas, THX 1138. O glissando distintivo utilizado nos trailers THX, criado pelo colega de trabalho de Holman James A. Moorer, é conhecida como a "Nota Deep".


O sistema THX não é uma tecnologia de gravação, e não especificar um formato de gravação de som: ". Mostrado na THX" todos os formatos de som, seja digital (Dolby Digital, SDDS) ou analógico (Dolby Stereo, Ultra Stereo), pode ser THX é principalmente um sistema de garantia de qualidade. Teatros com certificação THX fornecer uma alta qualidade, ambiente de reprodução previsível para garantir que qualquer trilha sonora do filme misturados em THX soará tão próximo quanto possível as intenções do engenheiro de mixagem. THX também fornece teatros autenticadas com um circuito de crossover especial cujo uso é parte do padrão. A certificação de um auditório implica acústico específico e outros requisitos técnicos; requisitos arquitectónicos incluem um piso flutuante, perplexo e paredes tratadas acusticamente, paredes não paralelas (para reduzir as ondas estacionárias), uma tela perfurada (para permitir a continuidade do canal central), e classificação NC30 o ruído de fundo ("garante o ruído do ar condicionado e equipamento de projeção não mascarar os efeitos sutis na trilha sonora de um filme. ")

THX é de propriedade da fabricante da placa de som Creative Labs, que detém uma participação de 60% da empresa. A empresa tem uma longa história com a Creative, e foi responsável pela criação da primeira placa de som com certificação THX para computadores, a Sound Blaster Audigy 2.

Logotipo[editar | editar código-fonte]

O nome THX vem de Tom Holman e Xperiment (o experimento de Tom Holman), nome do criador do padrão. Este nome também foi escolhido em referência ao filme THX 1138 produzido por George Lucas.

O logotipo da empresa é apresentado nos cinemas certificados no início das projeções. A apresentação é sempre acompanhada da distinta e conhecida Deep Note (nota profunda), um crescendo sintetizado eletronicamente por James A. Moorer[1] enquanto também era empregado da Lucasfilm em 1983. A Deep Note é patenteada nos Estados Unidos e procura impressionar os espectadores, produzindo uma sensação de som intenso. Segundo Gary Rydstrom essa sensação se deve ao espectro de freqüências crescente.[2] . Vários filmes, como Os Sem Floresta e a série Os Simpsons satirizaram o imenso barulho causado pelo THX.

Padrão[editar | editar código-fonte]

O padrão THX para salas de cinema leva em conta o isolamento acústico, o controle de reverberação e o uso de uma parede acústica especial para a fixação das caixas de som frontais. Além disso são feitas recomendações para que todos os presentes na sala tenham um bom ângulo de visão da tela de projeção e da imagem projetada.[3]

O isolamento acústico impede que haja interferência por sons vindos de fora da sala ou das salas vizinhas e o controle de reverberação feito com revestimentos especiais nas paredes aumenta a clareza do som. A parede acústica frontal tem o objetivo de criar uma "tela de som" direcionada para o público, possibilitando uma melhor percepção sonora.

A adequação de uma sala ao padrão THX requer um estudo particular a cada caso, a substituição de equipamentos de som sendo alguns deles próprios da empresa THX e patenteados por ela. Além disso pode ser necessário reposicionar poltronas e elevar o piso onde fica a audiência.

O logotipo e uma nota profunda[editar | editar código-fonte]

THX apareceu primeiro em teatros, em que o seu logotipo mostraria antes do início de um filme. Desde THX foi criado recentemente para a qualidade de imagem em movimento, o primeiro filme a mostrar THX foi Star Wars Episódio VI: O Retorno de Jedi, em sua estréia teatral em 25 de maio de 1983. A partir daí, THX começaram a aparecer antes de todos os filmes a partir de Julho 1 de 1983, até 30 de agosto de 1997, quando THX não foi classificado como um "sistema de som de imagens em movimento". Nesse ponto, tinha certificado THX lançamentos VHS / Home Video (assim como Laserdisc, ao mesmo tempo, e DVDs mais tarde, depois de 1998), com início em 1995. Até 1 ° de setembro de 1997, deixou de ser conhecido como um "sistema de som" , THX foi removido de todos os teatros, com exceção de um par de trailers que THX havia criado o então recentemente (tais como a sua própria mascote, Tex the Robot), em 1996, seria vagamente ser visto nos cinemas. Além disso, em 2000, com base no reboque de longa duração "Broadway", um novo trailer "Broadway 2000" pode ser visto nos cinemas e DVDs.


O trailer THX intitulado "Cimarron", que apareceu pela primeira vez no início do filme de 1988 Willow, usou a música composta por James Horner, e não utilizar a 'nota profunda ", enquanto" Grand ", que é jogado nos cinemas 1993-1997 , apresentou uma variação da "Nota Deep".

Em um episódio de Os Simpsons 1994 intitulado "Herdeiro de Burns", um trailer THX joga antes de um filme, literalmente destruindo o público de seus assentos, quebrando óculos, dentes e até mesmo causando a cabeça de uma pessoa para explodir; os gritos da platéia na resposta. Vovô Simpson grita, "Turn it up! Turn it up!". Este segmento foi mais tarde se transformou em um THX trailer.

O trailer "Broadway" sobre os lançamentos de DVD tem uma nota profunda e aguda inferior, enquanto o logotipo VHS / VHS tem uma nota profunda com mais densidade que era semelhante ao logotipo "asas" de sua estréia no teatro em 1983. A nota profunda foi remixada e "armou" uma numerosa quantidade de vezes entre a sua estreia em 1983 e hoje. Enquanto o crescendo de longa bem conhecido foi usado como bem, ele tornou-se menor, uma vez THX tinha "graduados" para VHS / DVD / lançamentos Laserdisc de recursos certificados, juntamente com a nota profunda, e sua altura. No entanto, a partir de 2007, com a introdução do reboque "Amazing Life", a nota profunda foi extremamente encurtada para um pitch (onde ambas as notas synth estão em um pitch), na sequência de uma série de instrumentos que moldam como flores, cogumelos e outras plantas que joga uma pequena música que toca no trailer. No mesmo trailer, os cogumelos fazem drumbeats enquanto que as flores e outras plantas vibrar outros ruídos musicais. Com o lançamento do Terminator 2: Judgment Day em DVD e Blu-ray, a nota profunda foi ligeiramente remixada, que também estava na mesma forma no logotipo da Broadway de 2000. Quando o disco Blu-ray THX Calibrador estreou, duas novas versões do trailer original da Broadway foram liberados. Um que é uma restauração HD do trailer, o outro que é a versão 3D do trailer.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Currículo de James A. Moorer
  2. Trailers do THX
  3. Cinema Design

Ligações externas[editar | editar código-fonte]