Ilha Vaigach

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Vaigach ou Vaygach
Vaygach Island.svg
Localização
69° 59' 45" N 59° 34' 45" E
Geografia física
País  Rússia
Área 3383  km²
Geografia humana
População 100 (2010)
Densidade 0  hab./km²
Pechora.jpg
Imagem de satélite. A ilha Vaygach na parte central superior da imagem.

A ilha Vaigach ou ilha Vaygach (em russo: Вайгач) é uma ilha localizada no arquipélago de Nova Zembla, norte da Rússia, frente à costa ártica da Sibéria, entre o mar de Pechora e o mar de Kara.

A principal peculiaridade da ilha deve-se principalmente ao facto de que durante muitos séculos foi a ilha sagrada dos Nenet, a que chamavam «Hebidya Ya», que significa «Terra Santa». De acordo com as suas lendas, era a morada dos deuses. Pastores de renas e caçadores visitavam anualmente a ilha para fazer sacrifícios aos deuses e pedir proteção e boa sorte na caça.

Geografia[editar | editar código-fonte]

A ilha Vaigach está separada da península de Iugor, no continente, pelo estreito de Iugor e de Nova Zembla pelo estreito de Kara. Administrativamente, é parte do Okrug Autónomo Nenet do Óblast de Arcangel.

Com 3383 km², comprimento de 100 km e largura máxima de 45 km, tem temperaturas médias entre -20°С (fevereiro) e 5°С (junho). O ponto mais alto tem 170 m de altitude.

A ilha é formada principalmente por argila, arenito e calcário. É geologicamente recente. Retorcidas arribas rochosas compõem em geral a sua costa e as rochas são muito fraturadas pelo gelo, mas provavelmente por gelo marinho mais que o dos glaciares.

Há muitos rios (20-40 km de comprimento), pântanos e pequenos lagos na ilha, que na sua maior parte se compõe de tundra. As praias elevadas são frequentes. As localidades de Vaygach são Dolgaya Guba e Varnek, totalizando cerca de 100 habitantes.

Bibliografia[editar | editar código-fonte]

  • F. G. Jackson. Great Frozen Land. London, 1895.
  • H. J. Pearson. Beyond Petsora Eastward. London, 1899.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

Referências