Ilhas Antípodas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ilhas Antípodas vistas de norte.
Posição das Ilhas Antípodas em relação à Nova Zelândia.
Pinguim das Ilhas Antípodas.

As Ilhas Antípodas (49.67° S 178.77° E ou 49° 41' S 178° 48' E) são ilhas vulcânicas inóspitas e desabitadas da Nova Zelândia no Oceano Pacífico Sul, a sul do território principal neozelandês e a cerca de 650 km da Ilha Stewart.

O grupo consiste numa ilha principal a norte, a Ilha Bollons, de 60 km² de área, e numerosos pequenos ilhéus próximos. O ponto mais elevado é o monte Galloway (402 m).

O seu nome foi obtido pelo termo antípoda, lugar oposto a outro, dado que os ingleses as consideraram as antípodas da Grã-Bretanha, embora na realidade sejam antípodas do norte de França.

História[editar | editar código-fonte]

O capitão Henry Waterhouse da marinha britânica chegou a estas ilhas pela primeira vez em 1800, a bordo do navio HMS Reliance.

  • Tentou-se estabelecer gado nas ilhas, mas logo se abandonou a ideia.
  • Quando o navio Spirit of Dawn encalhou em 1893 na costa de Bollans, onze sobreviventes mantiveram-se quase três meses vivendo com uma dieta de aves cruas. Curiosamente, na outra ponta da ilha havia um depósito para náufragos bem provido de mantimentos. Este depósito foi encontrado e utilizado pela tripulação do Presidente Félix Faure que naufragou na baía em 1908.
  • O último naufrágio nas Antípodas foi o do iate Totorore, com a perda de 2 vidas em 1999.
  • Em 1886 descobriu-se um fragmento de cerâmica antiga polinésia enterrado na ilha principal, o que indica visitas anteriores. O fragmento está exposto no museu Te Papa Tongarewa ("nosso lugar"), o museu nacional da Nova Zelândia em Wellington.

Flora e fauna[editar | editar código-fonte]

Bollans é rica sobretudo em numerosas espécies de aves, algumas endémicas como o albatroz-das-antípodas, o periquito-das-antípodas, e alguns galináceos. Também acolhe cerca de 50% da população mundial de pinguins de crista erecta. A flora das ilhas foi registada em pormenor e inclui algumas espécies de plantas conhecidas como megaervas.