Ilona Slupianek

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ilona Slupianek
campeã olímpica
Ilona Slupianek
Atletismo
Modalidade Arremesso de peso
Nascimento 24 de setembro de 1956 (67 anos)
Demmin, Alemanha Oriental
Nacionalidade Alemanha alemã
Medalhas
Competidora da  Alemanha Oriental
Jogos Olímpicos
Ouro Moscou 1980 arremesso de peso
Campeonatos Mundiais
Bronze Helsinque 1983 Arremesso de peso

Ilona Slupianek (Demmin, 24 de setembro de 1956) é uma ex-atleta da Alemanha Oriental, especialista no arremesso de peso.

Dominou o arremesso de peso feminino em sua época de atleta, conquistando dois título europeus, em 1978 e 1982, um título olímpico em 1980, e duas vezes o recorde mundial da prova no mesmo ano, o segundo deles - 22,45m - ainda hoje o recorde nacional alemão.

Antes destes títulos, Ilona havia suspensa por um ano pela IAAF, durante o Campeonato Europeu de Atletismo de 1977, disputado em Milão, por uso de anabolizantes.[1]

Sua primeira participação em Jogos Olímpicos foi em Montreal 1976 quando conquistou um quinto lugar na final. A grande conquista veio nos Jogos Olímpicos de Moscou, em 1980, quando sagrou-se campeã olímpica, com um arremesso de 22,41 m, novo recorde olímpico.[2] Três anos depois, no primeiro Campeonato Mundial de Atletismo, em Helsinque, ficou apenas com a medalha de bronze.

Impedida de defender seu título olímpico em Los Angeles 1984, graças ao boicote promovido pelos países comunistas, não pôde participar e afastou-se por dois anos do atletismo. Tentou um retorno em 1987, mas não conseguiu classificar-se no ano seguinte para Seul 1988, abandonando o esporte.

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

Ligações externas[editar | editar código-fonte]