Inácio Zakka I Iwas

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Este artigo não cita fontes confiáveis e independentes (desde setembro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Zakka Iwas foi o patriarca sírio de Antioquia, o líder espiritual da Igreja Ortodoxa Síria. Seu patriarcado tem como base Damasco. Como já é tradição para os patriarcas, Zakka Iwas adotou um novo nome, Inácio. Sendo o primeiro patriarca chamado Zakka, seu nome é geralmente descrito como Inácio Zakka I Iwas.

O patriarca Inácio Zakka I Iwas nasceu em 21 de abril de 1933, em Mosul, Iraque. Em 1954, saiu de Mosul, desenvolvendo assim sua carreira eclesiástica. Faleceu na cidade de Kiel, na Alemanha, em 21 de março de 2014.

Com a morte do patriarca Inácio Jacó III, em 1980, Zakka Iwas foi eleito pelo sínodo da Igreja como o 122º patriarca sírio de Antioquia, sendo entronizado em 14 de setembro.

Ícone de esboço Este artigo sobre Episcopado (bispos, arcebispos, cardeais) é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.