Inseparável-do-Niassa

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de Inseparável-de-niassa)
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaInseparável-do-Niassa
Adulto

Adulto
Estado de conservação
Status iucn3.1 NT pt.svg
Quase ameaçada (IUCN 3.1) [1]
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Aves
Ordem: Psittaciformes
Família: Psittacidae
Género: Agapornis
Espécie: A. lilianae
Nome binomial
Agapornis lilianae
Shelley, 1894

Inseparável-do-Niassa (Agapornis lilianae), também conhecido como piriquitos ou Agapornis do Niassa, são uma pequena espécie de papagaios africanos do género Agapornis. Maioritariamente verdes com laranja na parte superior do peito e cabeça. Têm 13 cm de comprimento e são o mais pequeno papagio do interior africano. Em cativeiro, são menos comuns e confundidos com espécimes de Agapornis fischeri, por compartilharem características comuns como a plumagem e o círculo branco em volta dos olhos.

Distribuição e habitat[editar | editar código-fonte]

O inseparável-do-Niassa ocorre em redor do Lago Niassa do qual retira o seu nome, pelo vale do Zambezi em Moçambique e do Zimbábue ao norte ao longo do rio Luangwa na Zâmbia e sul da Tanzânia, e ao longo do rio Shire no Malauí. Em 2004, os seus números em estado selvagem foram estimados em menos de 20 mil indivíduos. Cada vez mais circunscritos à região do Parque Nacional de Liwonde no Malauí e às reservas florestais do Miombo, devido a serem considerados uma peste por pequenos agricultores locais, o comércio em Moçambique, Zimbábue e Zâmbia e inundações no vale do Zambezi pelo lago Kariba e, muito provavelmente, pela Barragem de Cahora Bassa.[2] Foi introduzida na Namíbia.[1]

Características[editar | editar código-fonte]

  • Tamanho: 13,5 cm (um pouco menor do que Agapornis fisheri).
  • Plumagem: corpo verde, geralmente com a cara alaranjada/vermelha, com um pouco menos coloração do que os Agapornis fisheri e os personata .

Referências

  1. a b BirdLife International (2012). Agapornis lilianae (em Inglês). IUCN 2012. Lista Vermelha de Espécies Ameaçadas da IUCN de 2012 Versão 2. Página visitada em 21 de fevereiro de 2013.
  2. Nyasa Lovebird Agapornis lilianae

Ligações externas[editar | editar código-fonte]