Isaac Albéniz

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Isaac Albéniz.

Isaac Albéniz (Camprodón, 29 de maio de 1860 - Cambô-les-Bains, 18 de maio de 1909) foi um compositor, pianista e dramaturgo espanhol.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Como uma criança que era excepcionalmente talentosa no piano, apresentou-se pela primeira vez públicamente em Barcelona, com quatro anos. Dois anos depois sua mãe o levou para Paris, onde, durante nove meses, ele estudou com Antoine François Marmontel, um renomado professor de piano no Conservatório de Paris. Tentou inscrever-se no Conservatório de Albéniz, mas foi negado a admissão, porque era muito jovem. Ao retornar à Espanha, deu vários concertos e publicou a sua primeira composição, Marcha Militar.

Em 1868 a família mudou-se para Madrid , onde começou a estudar na Escola Nacional de Música y Declamación (atualmente no Conservatório Real de Música). O menino pianísta inspirou grandes elogios e foi aclamado como o maior prodígio na Espanha, sendo muitas vezes comparado a Mozart. Logo, porém, Albéniz tornou-se inquieto e impaciente com seus estudos. Insatisfeito com sua situação, ele se rebelou e começou a fugir de casa. Provavelmente, com doze anos , ele fugiu para a Argentina como um clandestino em um navio. Enquanto estava lá ele disse ter ganhado a uma vida tocando em bares até que ele foi capaz de organizar uma série de concertos que rendeu um montante considerável de dinheiro - o suficiente para lhe permitir viajar a Cuba, Porto Rico e Estados Unidos. Segundo Gilbert Chase e outros, uma vez em Nova York, Albéniz, vivendo quase como indigente teve que trabalhar como porteiro de cais. Estes mesmos escritores afirmam que Albéniz também tocava piano , atraindo a atenção por brincar com as costas dos dedos, enquanto estava longe do piano! "Com este truque, ele ganhou dinheiro suficiente para viajar até San Francisco, e para pagar o seu caminho de volta para a Europa". É na América, onde ele provavelmente escreveu suas famosas canções com textos de Bécquer, que se tornaram maneira irregular e fragmentada e ainda foram recuperados sem danos recentemente: a sua primeira edição do álbum apareceu em 2014, e seu roteiro nas mãos produtor Borja Costa (no livro "Rimas de Bécquer: Complete Edition" não é um bom estudo sobre a confusão que existe entre as diferentes versões da pontuação, como Albéniz escreveu duas versões, uma para voz e outro para recitador e piano, gênero de moda nos anos em que a música de vida, contribuindo também informações relevantes quanto à influência que o jovem Albéniz tinha a atmosfera da música americana, durante sua estadia em Cuba.

Mais tarde, naquele mesmo ano, com a ajuda do conde Guillermo Morphy, secretário particular do rei Alfonso XII, Albéniz obteve uma bolsa de estudos para estudar no Conservatório de Bruxelas, onde, em 1879, ele ganhou o primeiro prêmio de desempenho no piano. Sua maior ambição no momento, porém, foi estudar com Franz Liszt. Portanto, aos vinte anos, ele deixou Bruxelas para Budapeste, a fim de cumprir o seu sonho.

Albéniz, ao que parece, viajou todo o caminho até a capital húngara, apenas para achar Liszt, que, não estava na residência no país no momento.

Ao descobrir que Liszt não estava disponível, Albéniz retornou a Madrid, onde ele passou os dois anos seguintes, dando concertos e turnês pelas principais cidades da Espanha. Foi por volta de nessa época que ele compôs suas primeiras obras para o teatro musical, Três Zarzuelas ", um dos quais, Cantalones de Gracia, foi bem recebido pela imprensa de Madrid".

O ano de 1883 foi um importante ponto na vida de Albéniz. Depois de uma turnê sul-americana, ele se estabeleceu em Barcelona, onde ele conheceu Felipe Pedrell (1841-1922), que é às vezes descrito como o pai da música espanhola. Pedrell foi um professor, compositor e musicólogo que tinha feito uma quantidade considerável de pesquisa em música espanhola antiga. Um fervoroso nacionalista, que era "a sua convicção de que os compositores espanhois devem escrever música em espanhol", ou seja, "música enraizada na cultura espanhola ", adquirindo a sua expressão e técnicas de canções folclóricas e danças nativas. Pedrell idéias é feita uma profunda impressão em Albéniz, que até este ponto, composto quase exclusivamente no salão de estilo europeu da época. Ou seja, ele compôs mais curto, peças para piano simples no estilo de Schubert, Chopin e Brahms.O outro acontecimento importante de 1883 foi o casamento Albéniz com uma de suas alunas, Rosita Jordana.

Em 1885 o casal mudou-se para Madrid, onde Albéniz rapidamente se estabeleceu como um professor de piano e intérprete virtuoso do mais alto nível. Seu estilo era tão impressionante que foi muitas vezes comparada ao de Liszt e Anton Rubinstein, os dois mais celebrados pianistas do século 19. Sua carreira como pianista atingiu seu pico durante os anos 1889-92, quando ele visitou a Grã-Bretanha, Alemanha, Áustria, Bélgica e França. Seu maior sucesso veio em Londres, onde ele deu vários recitais, o primeiro dos quais foi no Hall do Príncipe em 12 de junho de 1889. Este foi seguido por apresentações em St. James Hall, Steinway Hall, e do Palácio de Cristal.

No meio de toda esta actividade, Albéniz composto por uma quantidade considerável de músicas em uma variedade de estilos, por exemplo, o Anciennes Suites, três suites de danças neo-barroco que data de cerca de 1886; Deseo: Estudio de concierto, op. 40, um concerto com o estilo de Liszt;Chopinesque,primeiro concerto de piano , Concierto fantastico , Op. 40. Mas o mais importante, foi durante essa época que ele começou a produzir música instrumental que mostrou a influência dos idiomas espanhol. Pieces como Suite Española, Op.. 47 ( Granada , Cataluña, Sevilla , and Cuba only), Seis Danzas Españolas, and Rapsodia Española, Op. 47 (Granada, Catalunha, Sevilha, e Cuba só), Seis Danzas Españolas, e Rapsodia española, Op.70 para piano e orquestra foram todas compostas por volta de 1886-87. Bermeja Torre (Op. 92, No. 12), que foi incluído no programa do referido Prince's Hall, foi escrito em 1889.

Albéniz passou os 1890 anos de 1893 principalmente em Londres, onde o seu interesse em escrever para o teatro musical foi reacender. Além de compor música para piano e regularmente dar concertos em Londres e outras grandes cidades europeias, ele escreveu algumas operetas e canções de sucesso que levou para ele ser nomeado temporariamente principal compositor e maestro do Prince of Wales Theatre.

Tempos depois, frustrado e com a saúde debilitada, Albéniz virou as costas para escrever para o teatro lírico e retornou à tarefa solitária de compor música de piano. Entre 1905 e 1909, ele produziu sua obra-prima, a Iberia, um conjunto de doze peças para piano, coletadas em quatro livros. Trabalho de sofisticação notável e dificuldade técnica, essas "doze novas impressões" - como são chamados no subtítulo - constituem uma síntese imaginativa de espanhola (isto é, na maior parte da tradição Andaluzia ),estilo romântico influenciado por Liszt, Dukas e D 'Indy.

Em março de 1909, quase incapacitado por sua aflição, ele se mudou com sua família de Nice (onde tinham vivido desde 1903) para Cambo-les-Bains, nos Pirineus franceses. Lá, ele morreu no dia 18 de maio de 1909. Seu corpo foi levado para o Barcelona e sepultado no Adro Sudoeste. Isaac Albéniz é sempre descrito como tendo sido um homem bom e generoso com um senso de humor, um extrovertido que era amado e respeitado por todos.

Foi uma das figuras mais importantes da história musical da Espanha, além de ter contribuído para criar um idioma nacional e uma escola nativa de música para piano. Estudou no Conservatório de Bruxelas. Foi influenciado por Franz Liszt, Paul Dukas, Vincent d'Indy, Felipe Pedrell, Debussy e Ravel, além de ter captado elementos da música pianística de salão do século XVIII, da harmonia impressionista e da música folclórica espanhola. Como pianista, ele era habilidoso e possuía um estilo muito pessoal.

Principais Obras[editar | editar código-fonte]

Fontes[editar | editar código-fonte]

Partituras livres[editar | editar código-fonte]

(em francês) Partituras para guitarra sem direitos de autor

Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.