Isabel (casta de uva)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Isabel
Espécie: híbrido de Vitis vinifera e Vitis labrusca[1]
Origem: Carolina do Sul
 Estados Unidos
Cultivo: muito difundido no Brasil

Isabel é uma casta de uvas híbrida natural das espécies Vitis vinifera e Vitis labrusca[2] .

História[editar | editar código-fonte]

Originou-se de semente no estado da Carolina do Sul, nos Estados Unidos, antes de 1800. De lá, expandiu-se no século XIX para a Europa e para o Brasil, onde veio a ser a base fundamental da vitivinicultura desse país[3] .

Utilização[editar | editar código-fonte]

Pode ser consumida in natura ou utilizada na produção de vinhos brancos, rosados e tintos, bebidas destiladas, vinagre, suco, doce e geleia. É a cultivar mais plantada nos estados do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, no Brasil, podendo ainda ser plantada em regiões de clima tropical[4] .

Referências

  1. Site vinhosnet.com.br. Disponível em http://www.vinhosnet.com.br/paginas.php?codigo=20. Acesso em 4 de dezembro de 2012.
  2. Site vinhosnet.com.br. Disponível em http://www.vinhosnet.com.br/paginas.php?codigo=20. Acesso em 4 de dezembro de 2012.
  3. Site vinhosnet.com.br. Disponível em http://www.vinhosnet.com.br/paginas.php?codigo=20. Acesso em 4 de dezembro de 2012.
  4. Site vinhosnet.com.br. Disponível em http://www.vinhosnet.com.br/paginas.php?codigo=20. Acesso em 4 de dezembro de 2012.

Ver também[editar | editar código-fonte]


Ícone de esboço Este artigo sobre Vinhos é um esboço relacionado ao Projeto Vinhos. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.