Jaime II de Baden

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jaime II de Baden
Arcebispo da Igreja Católica
Arcebispo-Eleitor de Tréveris
Info/Prelado da Igreja Católica
Atividade eclesiástica
Diocese Diocese de Tréveris
Predecessor João II de Baden
Sucessor Richard von Greiffenklau zu Vollrads
Mandato 1503-1511
Ordenação e nomeação
Dados pessoais
Nascimento Baden-Baden
6 de junho de 1471
Morte Colónia
26 de abril de 1511 (39 anos)
Nacionalidade alemão
Progenitores Mãe: Otília de Katzenelnbogen
Pai: Cristóvão I de Baden
dados em catholic-hierarchy.org
Arcebispos
Categoria:Hierarquia católica
Projeto Catolicismo

Jaime II de Baden (em alemão: Jakob II. von Baden; Baden-Baden, 6 de junho de 1471Colónia, 26 de abril de 1511) foi um nobre alemão, pertencente à Casa de Zähringen, e que foi Arcebispo-Eleitor de Tréveris de 1503 a 1511.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Jaime de Baden nasceu no castelo Burg Hohenbaden[1] na cidade de Baden-Baden, sendo a segunda criança, e primeiro menino, nascido do casamento de Cristóvão I, Margrave de Baden, e de sua mulher Otília de Katzenelnbogen. Apesar de ser o primeiro varão, seguiu uma carreira eclesiástica e estudou Teologia cristã na Universidade de Bolonha e na Universidade de Roma "La Sapienza".

Em 1490, Jaime tornou-se Preboste da Basílica de S. Paulino em Tréveris e Domizellar no ano seguinte. In 1497, tornou-se membro do capítulo da Catedral de Mainz, e, em 1498, membro do Capítulo da Catedral de Augsburgo.

Túmulo de Jaime de Baden na igreja da Colegiada, de Baden-Baden.

Em 1500, o tio de Jaime, João II de Baden, Arcebispo-Eleitor de Tréveris, nomeou Jaime como seu coadjutor, ficando subentendido que Jaime lhe sucederia como Arcebispo-Eleitor. O Papa Alexandre VI aprovou esta resolução a 1 de setembro de 1500.

Após a morte do tio, a 9 de Fevereiro de 1503, Jaime de Baden tornou-se Arcebispo-Eleitor de Tréveris. Foi consagrado como bispo em janeiro de 1504. Durante o seu tempo como Arcebispo, reorganizou as finanças do Arcebispado de Tréveris, apoiando a nova Universidade de Tréveris que fora fundada em 1473, sendo mediador em diversas disputas imperiais.

Jaime veio a falecer a 27 de abril de 1511 em Colónia. Foi sepultado na Colegiada da igreja de São Floriano, em Coblença. A 25 de junho de 1808, o túmulo foi aberto e o seu féretro transladado para a cripta da família da Casa de Baden.

Ascendência[editar | editar código-fonte]

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. hoje conhecido por Altes Schloss, em português: Castelo antigo
  • Este artigo foi inicialmente traduzido, total ou parcialmente, do artigo da Wikipédia em inglês cujo título é «Jakob von Baden».


Jaime II de Baden
Nascimento: 6 de junho 1471 Morte: 26 de abril 1511
Títulos da Igreja Católica
Precedido por
João II de Baden

Arcebispo-Eleitor de Tréveris

1503 - 1511
Sucedido por
Richard von Greiffenklau zu Vollrads


Bibliografia[editar | editar código-fonte]