Jean Baptista von Schweitzer

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jean Baptista von Schweitzer
Jean Baptista von Schweitzer
Nascimento 12 de julho de 1833
Frankfurt am Main
Morte 28 de julho de 1875
Giessbach
Sepultamento Cemitério de Frankfurt am Main
Cidadania Reino da Prússia
Alma mater
Ocupação escritor, político, sindicalista, dramaturga, poeta, advogado

Jean Baptista von Schweitzer (12 de Julho de 1833 - 1875), foi um político alemão e um poeta dramático, nascido em Frankfurt am Main, no seio de uma velha família aristocrática e católica.

Schweitzer estudou direito na Universidade Humboldt de Berlim e na Universidade de Heidelberg, tendo regressado à sua cidade natal para exercer como advogado, embora sempre se tenha interessado mais por política e literatura.

Próximo do movimento sindical social democrático, tornou-se presidente do Allgemeinen Deutschen Arbeitervereins, ADAV, ("Sindicato Geral de Trabalhadores da Alemanha") em 1864, depois da morte de Ferdinand Lassalle, e nesta função foi responsável pela edição do jornal Der Sozialdemokrat, que o colocou frequentemente em rota de colisão com o governo da Prússia.

Em 1862, foi preso e acusado de homossexualidade por solicitar sexo com um adolescente num parque. Embora afirmasse encarar pessoalmente a homossexualidade como algo sórdido, Ferdinand Lassalle defendeu Schweitzer, argumentando que o movimento sindicalista não podia dispensar a sua liderança, e que as preferências sexuais de cada um "não têm absolutamente nada que ver com o seu caráter político"[1][2][3]

Em 1867 foi eleito para o parlamento da Federação do Norte da Alemanha, e, ao ser derrotado nas eleições para o Reichstag em 1871, demitiu-se do seu cargo de presidente do Sindicato, e retirou-se da vida política.

Schweitzer foi o autor de vários dramas e comédias, conseguindo algumas um considerável sucesso. Entre elas contam-se:

  • Alcibiades (Frankfurt, 1858)
  • Friedrich Barbarossa (Frankfurt, 1858)
  • Canossa (Berlim, 1872)
  • Die Darwinianer (Frankfurt, 1875)
  • Die Eidechse (Frankfurt, 1876)
  • Epidemisch (Frankfurt, 1876)

Escreveu também um romance político, Lucinde oder Kapital und Arbeit (Frankfurt, 1864).

Referências

  1. Linsert, Richard. 1931. Kabale und Liebe: Uber Politik und Geschlechtsleben. Berlin, Man.
  2. Footman, David, 1947. Ferdinand Lassalle, Romantic Revolutionary (New Haven, Yale University Press, 1947; reimpressão, New York: Greenwood, 1969), p. 182.
  3. Mayer, Gustav, 1909. Johann Baptist von Schweitzer und die Sozialdemokratie, ein Beitrag zur Geschichte der deutschen Arbeiterbewegung’’ (Jena: Gustav Fisher, 1909). p 91.