Jim Sturgess

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jim Sturgess
Jim Sturgess
Nascimento 16 de maio de 1978 (45 anos)
Londres, Inglaterra

Reino Unido Reino Unido

Ocupação Ator e cantor-compositor
Carreira musical
Período musical 1994 — atualmente (ator)

2001 — atualmente (cantor)]

Página oficial
Myspace

James Anthony Sturgess (Londres, 16 de maio de 1978) é um ator e cantor-compositor conhecido por seu trabalho em Across the Universe, protagonizando Jude, em 2007.

Início de vida

Sturgess nasceu no dia 16 de maio de 1978 em Londres e foi criado em Farnham, Surrey. Quando tinha 17 anos, estudou na Escola de Mídia, Música e Performance da Universidade de Salford e em 1999 se formou em Mídia e Performance.

Ele apresentou um ato baseado em uma poesia (por ele mesmo escrita e produzida) que levou um ator da platéia sugerir Sturgess a seu agente. O agente assinou com ele sem nem mesmo conhecê-lo. Em 2000 voltou a Londres e integrou uma banda chamada Saint Faith. Jim começou a fazer pequenos papéis na televisão para assim encontrar sua vida como músico. Os problemas com a banda começaram em 2006 quando Jim ouviu falar de um papel para o filme Across the Universe. Ao ganhar o papel do protagonista Jude, Jim decidiu dedicar-se a carreira no cinema.

Carreira cinematográfica

Jim fez várias aparições em diversos seriados e projetos britânicos, incluindo I'm Frank Morgan (2000), Hawk (2001), e outros três episódios da série Quest. Em 2007, Jim conseguiu pegar seu melhor papel até então, o papel de Jude Feeny no musical Across the Universe ao lado da atriz norte-americana Evan Rachel Wood. O musical inspirado em canções dos Beatles retrata a década de 60, contando com a participação de Bono, Eddie Izzard, Joe Cocker e Salma Hayek. O filme foi nomeado ao Oscar ("melhor figurino"), perdendo para Elizabeth: The Golden Age e ao Globo de Ouro ("prêmio melhor comédia ou musical"), perdendo para Sweeney Todd: The Demon Barber of Fleet Street.

Em 2008, ele apareceu no drama histórico A Outra no papel de George Bolena, contracenando com Natalie Portman, Scarlett Johansson e Eric Bana. Ele também estrelou em Quebrando a Banca como Ben Campbell, seus co-atores incluem Kevin Spacey e Laurence Fishburne.

Fez o papel de Gavin Kossef em Território Restrito (2009), aparecendo com Harrison Ford, Ray Liotta e Ashley Judd. Situado em Los Angeles, o enredo gira em torno de imigrantes de diferentes países e contextos que compartilham um laço comum: ganhar sua legalização no país. Também em 2009, ele estrelou no filme de Kari Skogland, O Espião, baseado no best-seller de Martin McGartland sobre um jovem irlandês recrutado pela polícia britânica para se infiltrar e espionar o Exército Republicano Irlandês e que salvou cerca de 50 inocentes vidas no processo. No filme A Marca da Vingança, Sturgess aparece como Jamie Morgan, um jovem cuja vida sempre foi marcada por uma marca de nascença com forma de coração e cor de vinho e que acaba vendendo sua alma ao diabo para tê-la retirada do rosto. Ganhou o prêmio de Melhor Ator no Festival Fantasporto 2010 de Cinema por seu papel. O filme também ganhou o prêmio de Melhor Filme e o Prêmio de Melhor Diretor por Philip Ridley.

Em 2010, Jim estrela Caminho da Liberdade e A Lenda dos Guardiões. Já em 2011, aparece nos filmes Um Dia e The Promised Land. Em 2012 serão lançados os filmes Upside Down, Ashes e Cloud Atlas.

Carreira musical

Em adição a sua carreira de ator, Jim continua sendo compositor. Suas músicas são tocadas nos filmes Território Restrito e A Marca da Vingança. Ele também está envolvido com uma banda, Tragic Toys, em colaboração com sua namorada, Mickey O'Brien. Em janeiro de 2010 , uma página oficial no Myspace é criada apresentando músicas por ele escritas e cantadas, incluindo músicas creditas às bandas Ditated Spies e Saint Faith. Seu gênero de música é descrito como Alternativa/Eletrônica no site.

Filmografia

Ligações externas