Jin Yuzhang

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Jin Yuzhang
金毓嶂
Imperador da China (de jure)
Antecessor(a) Jin Youzh
Nascimento 3 de maio de 1942 (81 anos)
  Pequim, República da China
Dinastia Aisin Gioro
Pai Jin Youzh
Título(s) Imperador da China (de jure)

Chefe da Dinastia Aisin Gioro

Filha(s) Jin Xin

Jin Yuzhang (em Chinês: 金毓嶂, nasceu em 3 de maio de 1942)[1] é o atual herdeiro dos imperadores Qing da China, embora ele mesmo não se importe com o título de Imperador da China e nem o reconheça.[2][3] Ele é filho de Jin Youzhi e é sobrinho de Pu Yi, o último imperador da China. As últimas regras de sucessão publicadas para o Clã Aisin Gioro, aprovada em 1937, prevê a exclusividade da sucessão do sexo masculino, descendentes, irmãos e meio-irmãos.[4]  Assumiu a chefia do clã, em 2015, após a morte de seu pai, então chefe do Clã Aisin Gioro.

Jin se aposentou como vice-diretor do distrito governamental Chongwen em Pequim, em 2008.

Ele tem uma filha, Jin Xin (金鑫) (n. 1976), mas como as mulheres não são elegíveis para a sucessão, seu atual herdeiro aparente é o seu irmão mais novo Jin Yuquan (金毓峑) (n. 1946).[carece de fontes?]

Referências

  1. «The Chinese man who would be emperor». The Daily Telegraph 
  2. "Life of Last Chinese Emperor's Nephew", People Daily, Dec. 11, 2000.
  3. Heir to China's throne celebrates a modest life, The Age, Nov. 27, 2004
  4. "Lei que rege a sucessão ao trono imperial", 1 de março de 1937, O Livro do Ano de Manchoukuo de 1941, Tōa Keizai Chōsakyoku (Japão). "Entre os irmãos imperiais e as remotas relações imperiais, a precedência será dada, no mesmo grau, aos descendentes de sangue total sobre aqueles de meio sangue." (Artigo 8, p. 905.) The Royal Ark, "China"