Joana Mocarzel

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Joana Mocarzel
Joana ao lado do ator Marcos Caruso
Nome completo Joana Santos Maia Vinagre Mocarzel
Nascimento 12 de julho de 1999 (15 anos)
São Paulo, SP
Ocupação Atriz/estudante
Outros prêmios
Melhor atriz mirim - 2007
IMDb: (inglês)

Joana Santos Maia Vinagre Mocarzel (São Paulo, 12 de julho de 1999) é uma atriz mirim brasileira . Ela é filha do cineasta Evaldo Mocarzel, que fez o documentário Do Luto a Luta, sobre a Síndrome de Down, na qual a própria Joana tem participação.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Joana interpretou Clara na novela Páginas da Vida. Sua personagem era filha de Nanda, interpretada por Fernanda Vasconcellos. Com a morte de Nanda, Clara foi para a adoção, sendo então adotada por Helena (Regina Duarte). A personagem enfrentava preconceito de sua avó, vivida por Lília Cabral. Mas o seu avô, vivido por Marcos Caruso, e o fantasma de sua mãe a protegiam.

Em 2007, Joana Mocarzel, recebeu uma homenagem, no Senado Federal do Brasil, no Dia Internacional da Síndrome de Down. Ela participou do lançamento da campanha Aprendendo com as diferenças, organizada pela Comissão de Valorização da Pessoa com Deficiência do Senado.[1] Também, foi selecionada para lista dos 100 brasileiros mais influentes de 2007.[2]

Boneca da "Clarinha"[editar | editar código-fonte]

As bonecas da Turma da Clarinha; as primeiras bonecas com características de síndrome de Down feita no Brasil, foram inspiradas na personagem interpretada por Joana Mocarzel na novela Páginas da Vida. Além da própria "Clarinha", foram desenvolvidos um casal de negros, um casal de loiros de olhos azuis, e um casal de bonecos de cabelos e olhos castanhos. Segundo os idealizadores das bonecas, a idéia é promover a inclusão no meio de todas as pessoas. A Rede Globo abriu mão de todos os direitos de royalties e a renda das vendas com as bonecas foi revertida para o Grupo Síndrome de Down da Associação das Voluntárias do Hospital Infantil Darcy Vargas, em São Paulo.[3]

Trabalhos na TV[editar | editar código-fonte]

Prêmios e indicações[editar | editar código-fonte]

Ano Prêmio Categoria Trabalho indicado Resultado Ref
2007 Prêmio Contigo! Atriz mirim Clara em Páginas da Vida Venceu [4]
2007 Prêmio Extra de Televisão Atriz mirim Clara em Páginas da Vida Venceu [5] [6]
2007 Globo de Ouro da TV SIC Destaque do ano Clara em Páginas da Vida Venceu [7]

Referências

  1. O Globo (21 de março de 2007). Joana Mocarzel é homenageada no Dia da Síndrome de Down. oglobo.globo.com. Página visitada em 8 de Agosto de 2011.
  2. Os 100 brasileiros mais influentes de 2007. fazenda.gov.br. Página visitada em 8 de Agosto de 2011.
  3. Carmen Pompeu do Folha de S.Paulo (14 de março de 2007). Alvo de preconceito, boneca da "Clarinha" será lançada em Brasília 2007. Página visitada em 8 de Agosto de 2011.
  4. 9º Prêmio de TV Contigo!. contigo.abril.com.br. Página visitada em 8 de Agosto de 2011.
  5. Redação Terra (16 de janeiro de 2007). Giovanna Antonelli exibe decote em noite de premiação. exclusivo.terra.com.br. Página visitada em 8 de Agosto de 2011.
  6. O Globo (16 de janeiro de 2007). Prêmio Extra de Televisão reúne celebridades e leitores em noite de brilho e muita emoção. oglobo.globo.com. Página visitada em 8 de Agosto de 2011.
  7. Clara de 'Páginas da Vida' ganha prêmio em Portugal. diversao.terra.com.br (07 de abril de 2007). Página visitada em 8 de Agosto de 2011.