Saltar para o conteúdo

José I de Schwarzenberg

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
(Redirecionado de José I de Schwarzenberg.)

José I de Schwarzenberg , IV príncipe de Schwarzenberg ( Viena , 15 de dezembro de 1722 - Viena , 17 de fevereiro de 1782 ), foi um nobre e político boêmio.[1]


José I de Schwarzenberg
Príncipe de Schwarzenberg

Cavaleiro da Ordem do Tosão de Ouro

José I de Schwarzenberg
Nascimento 15 de dezembro de 1722 em Viena, Áustria.
Morte 17 de fevereiro de 1782 em Viena, Áustria.
Nome de nascimento Giuseppe Adamo Giovanni Nepomuceno
Cônjuge Maria Teresa do Liechtenstein
Casa Schwarzenberg
Pai Adão Francisco Carlos de Schwarzenberg
Mãe Leonor de Schwarzenberg
Religião Catolicismo
Brasão

José nasceu em Viena em 1722, filho do príncipe Adam Francis Charles de Schwarzenberg e sua esposa, Eleonora Elisabetta Amalia Madalena de (1682-1741). Para comemorar seu nascimento, seu pai encomendou a capela de São João Nepomuceno na igreja de São Vito, na cidade de Český Krumlov, que adquiriu como ducado no ano seguinte.

A morte súbita e trágica de seu pai, foi nomeado para sucedê-lo apenas dez anos sob a tutela de sua mãe (até 1741) e pouco depois recebeu o título de cavaleiro da Ordem do Tosão de Ouro pelo imperador como uma recompensa pessoal, sentindo o último profundamente culpado e responsável pela morte dos pais do jovem príncipe. Ainda muito jovem, em seguida, tornou-se o camareiro imperial, conselheiro privado da imperatriz Maria Teresa e, finalmente, ministro de Estado, desenho para este compromisso a ira de muitos outros funcionários judiciais que encontrou inapto para exercer o cargo para o qual, segundo eles, tinha chegado única por uma aleatoriedade e não porque de posse das habilidades necessárias para um homem de governo. Beneficiou ainda mais do 1746 garantiu o tratamento de príncipes e princesas, além do primogênito para todos os seus filhos.

Ele morreu em Viena, onde viveu a maior parte de sua vida em 1782.

Casamento e filhos

[editar | editar código-fonte]

José I de Schwarzenberg casou-se em 22 de agosto de 1741 em Viena com a princesa Maria Teresa de Liechtenstein (1721-1753), filha do príncipe reinante José João Adão de Liechtenstein e sua esposa, Maria Ana de Oettingen-Spielberg. O casal teve os seguintes filhos:

  1. «José I de Schwarzenberg». Biblioteca Nacional da Alemanha (em alemão). Consultado em 18 de novembro de 2019