Ordem do Tosão de Ouro

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Searchtool.svg
Esta página ou secção foi marcada para revisão, devido a inconsistências e/ou dados de confiabilidade duvidosa. Se tem algum conhecimento sobre o tema, por favor, verifique e melhore a consistência e o rigor deste artigo. Considere utilizar {{revisão-sobre}} para associar este artigo com um WikiProjeto e colocar uma explicação mais detalhada na discussão.
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde fevereiro de 2014).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Ordem do Tosão de Ouro
Ordre de la Toison d'Or
Classificação
País Espanha Reino de Espanha
Familienwappen Habsburg-Stroehl.jpg Casa de Habsburgo
Outorgante Monarca de Espanha
Carlos de Habsburgo-Lorena
Motto Pretium Laborum Non Vile
Criação 1430
Tipo Cavalaria
Descritivo Por serviços em benefício do Reino de Espanha ou da Casa de Habsburgo
Condição Em uso
Histórico
Última concessão Nicolas Sarkozy
Miguel de Ligne (2011)
Hierarquia
Imagem complementar Order of the Golden Fleece Rib.gif
Barrete da Ordem

A Ordem do Tosão de Ouro (Francês: Ordre de la Toison d'Or; Espanhol: Orden del Toisón de Oro; Neerlandês: Orde van het Gulden Vlies; Alemão: Orden vom Goldenen Vlies) é uma ordem de cavalaria fundada em 1429 por Filipe III, Duque da Borgonha para celebrar o seu casamento com a infanta Isabel de Portugal, filha do rei português D. João I.

Seguindo a morte de Carlos II de Espanha e a Guerra da Sucessão Espanhola, a ordem dividiu-se em duas até à actualidade: a ordem espanhola e a ordem austríaca, cada uma reclamando a legitimidade histórica. Ambas utilizam a língua francesa. O rei Alberto II da Bélgica é um caso raro de ser cavaleiro de ambas as ordens. Os soberanos da ordem são: Juan Carlos e Carlos de Habsburgo-Lorena.

Membros[editar | editar código-fonte]

Abaixo, os membros ainda vivos da Ordem do Tosão de Ouro e o ano de seu agraciamento:

Ícone de esboço Este artigo sobre ordens nobiliárquicas é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.