Lotaríngia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde maio de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Lotharingia
Lotaríngia
Blank.png
843 – 870 30px
 
Blank.png
 
Blank.png
 
Blank.png
Localização de Reino da Lotaríngia
A Lotaríngia em rosa
Continente Europa
Capital Não especificada
Governo Não especificado
Rei Lotário I
História
 • 843 Tratado de Verdun
 • 870 Tratado de Meersen

A Lotaríngia (Lotharingia) foi um reino da Europa ocidental resultante da divisão do Império Carolíngio no Tratado de Verdun e que consistia numa estreita faixa de terra ao longo dos rios Reno e Ródano. O seu nome provém de Lotário I, o imperador que foi obrigado a entregar a seus irmãos Carlos o Calvo o reino da Aquitânia (ou Frância ocidental, actual França) e a Luís o Germânico, a Frância oriental (actual Alemanha, que mais tarde se tomou o nome de Germânia), ficando com esta estratégica região e ainda com a Itália.

Este reino comprendia as regiões que hoje são os Países Baixos, a Bélgica, o Luxemburgo, a Renânia do Norte-Vestfália, a Renânia-Palatinado e o Sarre (estados da Alemanha), e ainda a Alsácia e a Lorena – que herdou o nome do antigo reino (em alemão o nome desta região, atualmente pertencente à França, é Lothringen).

O único rei da Lotaríngia era também Lotário (reinou entre 855 e 869), mas não conseguiu manter o seu controle. Com a sua morte, o reino foi dividido pelos seus tios Carlos e Luís, pelo Tratado de Meersen. Mais tarde, a Lorena tornou-se um ducado que foi ainda, ao longo da história, subdividido em ducados e condados menores.