Juilliard School

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Alice Tully Hall no edifício da Juilliard School.

A Juilliard School (popularmente identificada somente como Juilliard) é uma escola de música e artes cênicas localizada em Nova Iorque, nos Estados Unidos, reconhecida por seus alunos graduados em música, entre os quais Itzhak Perlman, Renée Fleming, Toninho Horta, Ray Conniff,Nina Simone e Yo-Yo Ma. Atualmente sediada no Lincoln Center, a Juilliard gradua alunos nas áreas de dança, música e dramaturgia. A instituição é considerada um dos principais conservatórios e escolas de dramaturgia do mundo.

História[editar | editar código-fonte]

A escola foi fundada em 1905 com o nome de Institute of Musical Art, localizando-se na Fifth Avenue com a 12th Street. No seu primeiro ano, possuía cerca de quinhentos estudantes matriculados. Mudou-se para a Claremont Avenue no ano de 1910, e em 1920 foi criada a Juilliard Foundation, recebendo tal nome em homenagem ao comerciante de produtos têxteis Augustus Juilliard, conhecido como um grande incentivador das atividades musicais nos Estados Unidos.

Espaço interno da escola

Criada em 1924, a Juilliard Graduate School - pertencente à Juilliard Foundation - fundiu-se com o Institute of Musical Art em 1926. Desde 1946, essa nova instituição passou a ser conhecida como Juilliard School of Music.[1] Nesse período, o presidente da escola era William Schuman, o primeiro vencedor do Prêmio Pulitzer de Música.

A escola se expandiu gradualmente, sendo a divisão de dança a primeira incorporada. Desde 1968, quando se mudou para o Lincoln Center, a Juilliard School preserva seu atual nome.[1] Em 2001, a escola estabeleceu um programa de treinamento para performances de jazz.

No mês de setembro de 2005, o maestro britânico Sir Colin Davis regeu uma orquestra composta por estudantes da Juilliard e da Royal Academy of Music de Londres numa apresentação na The Proms, da BBC.

Notas

  1. a b Sadie 1994, p. 482

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Sadie, Stanley, Jorge Zahar Ed., Dicionário Grove de música: edição concisa, Rio de Janeiro: 1994. ISBN ISBN 85-7110-301-1

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Juilliard School
Wiki letter w.svg Este artigo é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. Editor: considere marcar com um esboço mais específico.