Junichi Haruta

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Junichi Haruta (春田 純一, Haruta Jun'ichi?), nascido Misao Haruta (春田 三夫, Haruta Misao?) (Kitakyushu, Fukuoka, 17 de março de 1955-) é um consagrado ator, dublê e coreógrafo japonês, tendo participado de várias séries do gênero tokusatsu nos anos 80, 90 e 2000.

Entrou para o JAC (atual JAE) com apenas 16 anos e começou sua carreira como dublê do primeiro Kamen Rider, em 1971. Posteriormente, vestiu a roupa de diversos vilões em diversas séries até conseguir um papel como ator em 1982, interpretando Kanpei Kuroda/Goggle Black em Goggle V. Reprisou o personagem de cor negra no Sentai do ano seguinte, Dynaman, e no ano seguinte novamente, atuando como o vilão MacGaren da série Jaspion (papel que lhe concedeu fama e prestígio, principalmente no Brasil). Fez participações especiais como ator em diversas outras séries do gênero. Além disso, é famoso por sempre interpretar seus personagens sob a armadura, atuando como ator e dublê quando o personagem assim exige (como no caso dos integrantes de cor preta dos Sentais e MacGaren). Atualmente, entrou no ramo dos doramas, atuando muito em novelas e minisséries japonesas. Porém, ocasionalmente aparece alguns tokusatsus, como em Kamen Rider Blade, interpretando o vilão Yoshito Hirose.

Em junho de 2001 foi entrevistado pela edição 14 da revista "Henshin", em que revelou histórias da época de Jaspion. Relatou, também, a dureza do trabalho do dublê de ação, que precisa vestir as roupas e armaduras apertadas e muitas vezes mal consegue respirar dentro delas.

Lista de trabalhos[editar | editar código-fonte]

Lista de dubladores no Brasil[editar | editar código-fonte]

  • Francisco Borges - (MacGaren, ep. 5 a 16)
  • Ricardo Medrado - (MacGaren (eps. 4 e 17-45) e Kazenin Storm)
  • Will Damas - (Kanpei Kuroda)
  • Élcio Sodré - (participação em Solbrain)
  • Helio Porto - (Pylo, ep. 23 de Cybercops)
  • Carlos Alberto Amaral - (participação em Metalder)