Kajiwara Kagetoki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Kajiwara Kagetoki

Kajiwara Kagetoki (梶原 景時? 1140 - 06 de fevereiro de 1200) foi um Guerreiro Taira, que durante as Guerras Genpei do final do Período Heian passa a espionar para Minamoto no Yoritomo, e depois se torna um dos principais comandantes de Yoritomo . Ele chegou a ser conhecido por sua ganância e traição.

Originário da Província de Suruga , Kajiwara entrou nas Guerras Genpei sob comando de Ōba Kagechika, contra o Clã Minamoto. Após a vitória do Clã Taira na Batalha de Ishibashiyama em 1181, foi enviado para perseguir o exercito de Minamoto no Yoritomoque estava fugindo. Yoritomo estava escondido no tronco oco de uma árvore, que Kajiwara foi enviado para investigar, Kajiwara mudou de lado, passando a apoiar a causa de Yoritomo [1][2].

Três anos depois, Kajiwara comandaria as forças de Yoritomo e de Minamoto no Yoshitsune na Batalha de Kurikara contra Minamoto no Yoshinaka , e contra os Taira. Servindo na força de Yoshitsune, Kajiwara passa a reportar a Yoritomo as ações de Yoshitsune, a fim de satisfazer as suspeitas de Yoritomo desconfiado de seu irmão [3].

Uma história famosa ocorreu na Segunda Batalha de Uji (19 de fevereiro de 1184) quando Minamoto no Yoshinaka destruíra a ponte de Uji para impedir que as tropas de Minamoto no Yoshitsune e Minamoto no Noriyori os seguissem, mas Kajiwara Kagetoki e Sasaki Takatsuna conseguiram atravessar o rio montados em seus cavalos, sendo seguido pelos demais. Atravessado o rio conseguiu facilmente derrotar Yoshinaka, e o perseguiu para longe da capital [4].

Em um outro episódio descrito no Heike Monogatari , Kajiwara sugere, durante a Batalha de Yashima , que Yoshitsune equipa os navios Minamoto com remos reversos caso precisarem recuar rapidamente. Yoshitsune responde rispidamente desabonando o conselho de Kajiwara, humilhando-o, dizendo que tal ato seria covardia [3]. A partir desse ponto até a morte de Yoritomo, o Kajiwara ressentido fez tudo que pode para aumentar as tensões entre os irmãos. Sua difamação aumentava a desconfiança de Yoritomo por seu irmão mais novo, chegando a acusar Yoshitsune de conspirar contra o bakufu, que levou a seu exílio e morte [5] Kajiwara participou da Campanha de Mutsu (1189) e depois disso recebeu a patente de Shugo [3].

Mesmo depois disso, quando o shogunato já estava firmemente estabelecido, Kajiwara ainda causou tensões na corte. Ele acusou Yuki Tomomitsu de conspirar contra o Shogun Minamoto no Yoriie , a cada dia aumentava o número de membros da Corte que queriam se livrar dele, até que finalmente retornou a Província de Suruga. No ano seguinte (1200), ele foi derrotado e morto pelas forças do Bakufu junto com seu filho Kagesue [3].

Referências

  1. James S. De Benneville (1910). Saitō Musashi-bō Benkei. Tales of the Wars of the Gempei, being the story of the lives and adventures of Iyo-no-Kami Minamoto Kurō Yoshitsune and Saitō Musashi-bō Benkei the warrior monk (em inglês). Yokohama: Publicado pelo Autor. pp. 28–30 
  2. Stephan R. Turnbull (1977). The Samurai. A Military History (em inglês). New York: MacMillan Publishing Co. pp. 47–49. ISBN 9781873410387 
  3. a b c d F.W. Seal. «Kajiwara Kagetoki» (em inglês). Samurai Archives. Consultado em 15 de fevereiro de 2013 
  4. Stephen Turnbull (2012). Samurai Commanders. 940-1576 (em inglês). 1. Oxford: Osprey Publishing. p. 16. ISBN 9780804705233 
  5. F.W. Seal. «Minamoto Yoshitsune» (em inglês). Samurai Archives. Consultado em 15 de fevereiro de 2013 
Ícone de esboço Este artigo sobre História do Japão é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.