Karl Eugen Dühring

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
NoFonti.svg
Este artigo ou se(c)ção cita fontes fiáveis e independentes, mas que não cobrem todo o conteúdo (desde abril de 2013). Por favor, adicione mais referências e insira-as corretamente no texto ou no rodapé. Material sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros e acadêmico)

Karl Eugen Dühring (Berlim, 12 de janeiro de 1833Nowawes, 21 de setembro de 1921) foi um filósofo e economista alemão.[1]

Ensinou filosofia na Universidade de Berlim (1864 a 1867).[2] Partidário do ateísmo, combateu a concepção judaico-cristã e, antes de Nietzsche, interpretou o cristianismo como expressão de um ressentimento dos fracos.

Em economia política, foi discípulo de List e Carey, cujas idéias expôs com um notável espírito científico.

Adversário do socialismo marxista, esforçou-se sempre por fazer sobressair a importância dos fatores morais e pessoais na economia.

Julgava-se um perseguido (por ter valores distintos dos judaico-cristãos tidos como "ocidentais", mas que na verdade surgiram no Oriente) e incompreendido, por estar muito a frente do seu tempo (talvez até séculos). Sua obra contém críticas e polêmicas contra a cultura oficial alemã de sua época. Diversas de suas teses anti-semitas foram retomadas pelos teóricos do nacional-socialismo.

Obras[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. Dühring, Eugen TheFreeDictionary. Visitado em 12 de abril de 2013.
  2. Karl Eugen Dühring - Karl Eugen Duhring buscabiografias.com. Visitado em 12 de abril de 2013.
Ícone de esboço Este artigo sobre uma pessoa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.