Knut Harald Bohlin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Knut Harald Bohlin
Nascimento 31 de agosto de 1869
Estocolmo
Morte 24 de julho de 1956 (86–87 anos)
Nynäshamn
Cidadania Suécia
Alma mater
Ocupação botânico, pedagogo

Knut Harald Bohlin (Stockholm, 31 de agosto de 1869Torö, Nynäshamn, 24 de julho de 1956 ) foi um botânico e professor universitário que se destacou no campo da ficologia.[1]

Biografia[editar | editar código-fonte]

Bohlin tornou-se doutor em filosofia em 1901, e no mesmo ano ingressou como docente de botânica na Universidade de Estocolmo. Também foi professor de biologia e química, bem como reitor, na Nya Elementarskolan (Statens provskola Nya Elementarskolan i Stockholm ) em 1914. Bohlin realizou viagens científicas para, entre outros lugares, os Açores[2] e visitou vários países europeus para estudar questões pedagógicas e organizacionais escolares.

A sua investigação botânica científica diz respeito principalmente às algas microscópicas de água doce, especialmente à história evolutiva, biologia e filogenia das algas verdes.

Bohlin também publicou trabalhos sobre a morfologia e fisiologia das plantas superiores. Como pedagogo (Skolman), colaborou em investigações sobre a reorganização do ensino secundário, na elaboração de planos de ensino em biologia e química para os trabalhos de ensino geral superior, e em vários escritos tratou de questões pedagógicas como a formação de professores e a organização do ensino. É autor de livros didáticos sobre biologia e química.

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Svensk uppslagsbok, Malmö 1939.
  2. Bohlin, K. (1901). Étude sur la flore algologique d'eau douce des Açores. Bihang till Kongl. Svenska vetenskaps-akademiens handlingar 27 Afd. III(4): 1-85, 1 pl.