Komische Oper Berlin

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Fachada principal da Komische Oper Berlin (2013)

A Komische Oper Berlin (em português, Ópera Cômica de Berlim) é um teatro de ópera situado na capital da Alemanha, no qual está sediada a companhia homônima.

A companhia produz óperas, operetas e musicais. O teatro está localizado na Behrenstraße, a apenas alguns passos de Unter den Linden, em Berlim. Desde 2004, a Komische Oper Berlin, assim como a Ópera Estatal de Berlim, a Ópera Alemã de Berlim, o Balé Estatal de Berlim e a Bühnenservice Berlin (cenários e figurinos), integra a Fundação da Ópera de Berlim.

O teatro foi construído entre 1891 e 1892 pelos arquitetos Ferdinand Fellner e Hermann Helmer, para uma empresa privada. Foi inaugurado em 24 de setembro de 1892, como Teatro Unter den Linden, com a opereta Daphne, de Adolf Ferron e o balé Die Welt in Bild und Tanz, de Gaulle e Haßreiter.

O teatro apresentava principalmente operetas, mas também era utilizado para bailes e outros eventos. Comportava cerca de 800 pessoas sentadas, mas as varandas e as várias salas de jantar acomodavam mais 1.700, aproximadamente. Todavia, seus proprietários foram à falência em 1896, e o teatro fechou suas portas.

Em 3 de setembro de 1898, o teatro foi reaberto, como Metropol-Theater, com a revista de Julius Freund, Paradies der Frauen, e, nos anos seguintes, acabou por tornar-se um dos mais famosos e bem-sucedidos teatro de variedades de Berlim. Durante os anos 1920 e início dos anos 1930, foi alugado pelos irmãos Alfred e Fritz Rotter. Sob a nova administração, foram apresentadas as estréias de duas operetas de Franz Lehár - Friederike, em 1928, e Das Land des Lächelns, em 1929 -, ambas estreladas por Richard Tauber. No entanto, em razão do declínio do gênero music hall, o teatro foi novamente fechado em 1933.

Em 1934, o teatro foi nacionalizado e renomeado Staatliches Operettentheater, passando a ser utilizado em programas de entretenimento e lazer da Kraft durch Freude nazista. Durante a Segunda Guerra Mundial, o auditório foi danificado pelo bombardeio dos Aliados, em 7 de maio de 1944. A fachada, o hall de entrada e os murais do teto do auditório foram destruídos por bombas, em 9 de março de 1945.

Após a guerra, o teatro ficou na Alemanha Oriental, já que o edifício ficava na parte oriental de Berlim. Após obras de reparo e reconstrução provisória, o teatro foi reaberto em 23 de dezembro de 1947, com o nome de Komische Oper, com a opereta Die Fledermaus, de Johann Strauss II.

Na década de 1950, o prédio sofreu várias outras alterações e ampliações. Afinal, foi completamente reconstruído entre 1965 e 1966, pelo Architektenkollektiv Kunz Nierade. Foram acrescentadas extensões funcionais e a parte externa foi completamente renovadada. O teatro foi novamente reaberto em 4 de dezembro de 1966, com o Don Giovanni, de Mozart. O auditório passou por nova restauração em 1986, e a tecnologia do palco foi atualizada em 1989. Hoje o teatro tem 1.270 lugares.

Entre os ex-diretores gerais de música (GMD) da companhia da Komische Oper Berlin, estão Kurt Masur, Rolf Reuter,[1] Yakov Kreizberg, Kirill Petrenko, Carl St. Clair e Patrick Lange.[2] Ainārs Rubiķis foi GMD da temporada 2018-2019, com um contrato inicial de 3 temporadas.[3]

Galeria[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. «Berliner Dirigent Rolf Reuter gestorben». Die Welt (em alemão). 11 de setembro de 2007 
  2. Frederik Hanssen (20 de maio de 2010). «Meister von morgen». Der Tagesspiegel (em alemão) 
  3. «Ainārs Rubiķis ab 2018/19 Generalmusikdirektor an der Komischen Oper Berlin» (PDF) (Nota de imprensa) (em alemão). Komische Oper Berlin. 8 de maio de 2017 

Ligações externas[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria com imagens e outros ficheiros sobre Komische Oper Berlin