Konstantin Makovsky

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Konstantin Makovsky
Konstantin Makovsky
Selvportrett
Nascimento 20 de junho de 1839
Moscovo (Império Russo)
Morte 17 de setembro de 1915 (76 anos)
São Petersburgo (Império Russo)
Sepultamento Nikolskoe Cemetery of Alexander Nevsky Lavra
Cidadania Império Russo
Progenitores
  • Egor Makovsky
Filho(a)(s) Elena Luksch-Makowsky, Sergey Makovsky, Wladimir Makovsky
Irmão(ã)(s) Nikolay Makovsky, Vladimir Makovsky
Alma mater
Ocupação pintor
Obras destacadas Grand Duke Alexis of Russia
Movimento estético realismo, academicismo

Konstantin Yegorovich Makovsky (em russo: Константин Егорович Маковский; Moscou, 20 de junho de 1839 - São Petersburgo, 17 de setembro de 1915) foi um influente pintor russo, afiliado ao "Peredvizhniki (Wanderers)". Muitas de suas pinturas históricas, como Beneath the Crown (1889), também conhecido como O traje da noiva russa e Antes do casamento, mostravam uma visão idealizada da vida russa dos séculos anteriores. Ele é frequentemente considerado um representante da arte acadêmica.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Adivinhação de Cristo . Pinturas históricas da vida camponesa russa tornaram Konstantin Makovsky popular na Rússia
Filhos do Artista, 1882

Konstantin Makovsky nasceu em Moscou. Seu pai era a figura de arte russa e pintor amador, Yegor Ivanovich Makovsky. Sua mãe era compositora e esperava que seu filho um dia seguisse seus passos. Seus irmãos mais novos Vladimir e Nikolay e sua irmã Alexandra também se tornaram pintores.[1]

Em 1851, Makovsky ingressou na Escola de Pintura, Escultura e Arquitetura de Moscou, onde se tornou o melhor aluno, recebendo facilmente todos os prêmios disponíveis. Seus professores eram Karl Bryullov e Vasily Tropinin. As inclinações de Makovsky ao romantismo e os efeitos decorativos podem ser explicados pela influência de Bryullov.

Embora a arte fosse sua paixão, ele também considerou o que sua mãe queria que ele fizesse. Ele partiu em busca de compositores a quem pudesse se referenciar e foi primeiro à França. Antes, ele sempre fora um amante da música clássica e ouvia muitas peças. Ele sempre desejou poder mudar a melodia ou o estilo de alguns deles para torná-los mais agradáveis. Mais tarde em sua vida, tornou-se realidade.

Em 1858, Makovsky entrou na Academia Imperial de Artes de São Petersburgo. Desde 1860, ele participou de exposições da Academia com pinturas como Curing of the Blind (1860) e Agents of the False Dmitry matam o filho de Boris Godunov (1862). Em 1863, Makovsky e treze outros estudantes fizeram um protesto contra a definição de tópicos da Academia pela mitologia escandinava na competição pela Grande Medalha de Ouro da Academia; todos deixaram a academia sem um diploma formal.[1]

Ofélia de Makovsky

Makovsky tornou-se membro de uma cooperativa de artistas liderados por Ivan Kramskoi, produzindo tipicamente pinturas dos Wanderers na vida cotidiana (Viúva 1865, Herring-seller 1867, etc.). Em 1870 ele se tornou membro fundador da Society for Traveling Art Exhibitions e continuou a trabalhar em pinturas dedicadas à vida cotidiana. Ele exibiu seus trabalhos tanto nas exposições da Academia quanto nas Exposições de Arte dos Viajantes.

Uma mudança significativa em seu estilo ocorreu depois de viajar para o Egito e a Sérvia em meados da década de 1870. Seus interesses mudaram de problemas sociais e psicológicos para problemas artísticos de cores e formas.

Na década de 1880, ele se tornou um autor de moda de retratos e pinturas históricas. Na Feira Mundial de 1889, em Paris, recebeu a Grande Medalha de Ouro por suas pinturas Morte de Ivan, o Terrível, O Julgamento de Paris, e Demon e Tamara. Ele foi um dos artistas russos mais apreciados e mais bem pagos de sua época. Muitos críticos o consideravam um renegado dos ideais dos andarilhos, produzindo (como Henryk Siemiradzki) obras impressionantes, mas superficiais[2] enquanto outros o vêem como um precursor do impressionismo russo.

Makovsky morreu em 1915 quando sua carruagem foi atropelada por um bonde elétrico em São Petersburgo.

Trabalhos selecionados[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. a b «Biography of Konstantin Makovsky». Blouin 
  2. «Константин Маковский» [Konstantin Makovsky]. ГЕЛОС - Библиотека коллекционера [GELOS: Collectors' Library] (em russo)