Língua curônia

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde agosto de 2011).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoScirusBing. Veja como referenciar e citar as fontes.
Tribos bálticas, ca. 1200 AD. As fornteiras são aproximadas.

O termo curônio (em alemão: Kurisch; em letão: kuršu valoda; em lituano: kuršių kalba) pode se referir a duas línguas bálticas diferentes, mas relacionadas.

Curônio Antigo[editar | editar código-fonte]

Tradicionalmente curônio antigo refere-se a uma língua extinta falada pela tribo Curônia, que vivia em sua maioria na península da Curlândia (agora Letônia ocidental) e ao longo da margem Báltica.

A língua desapareceu por volta do século XVII, deixando traços nos dialetos ocidentais da letão e lituano, no dialeto Samogiciano. Não se conhece qualquer documento escrito nesta língua, mas alguns texto lituanos antigos de regiões ocidentais mostram certa influência curônica.

Curônio novo[editar | editar código-fonte]

Área onde o curônio novo era falado em 1649.

A Nova Língua Curônia (curônio novo: Kursenieku valoda; em alemão: Nehrungskurisch) é falada pelos Kurseniekis do Ístmo da Curlândia. Durante as várias migrações ao longo do século XIV ao XVII, curônios (já falando letão) estabeleceram-se no Ístmo da Curlândia na Prússia Oriental e tornaram-se conhecidos como Kurseniekis.

Sua língua foi influenciada pelo Baixo e Alto-alemão e pelo lituano. Pelo fim do século XVIII novos dialetos curônicos formaram-se, com o dialeto do Curonian Spit sendo notavelmente distinto devido ao seu isolamento do continente.

Gramática curônia[editar | editar código-fonte]

O curônio é uma língua altamente inflexionada e arcaica. Sua gramática foi reconstruída baseada no letão, lituano e prussiano antigo, e nomes de lugares em curônio e textos e vocabulário em curônio novo.