Prússia Oriental

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Localização da Prússia Oriental nos domínios do Reino da Prússia
Mapa do século XIV

A Prússia Oriental (em alemão: Ostpreußen, em latim: Borussia orientalis) foi uma província do Reino da Prússia e seu território corresponderia ao extremo-leste do Império Alemão. A Prússia Oriental era banhada pelo Mar Báltico.

O território que compunha a Prússia Oriental hoje está dividido entre alguns paises como Polônia, Lituânia e Rússia (Óblast de Kaliningrado).

História[editar | editar código-fonte]

Foi nessa região que surgira no século XIII o estado soberano da Ordem Teutônica, e que a partir do século XVII passaria a governar grandes porções territoriais pertencentes ao Sacro Império Romano Germânico. A partir de 1525 ela ficara conhecida como Ducado da Prússia (pertencente à Ordem), em contrapartida a Prússia Real (esta, sob controle polonês).

Com a fragmentação da Polônia, a Prússia Real foi anexada ao Reino da Prússia ligando o extremo-leste até Brandemburgo, no Sacro Império. O reino da Prússia transformou-se no estado principal do Império Alemão após sua criação em 1871.

Após a Primeira Guerra Mundial, a Prússia Oriental ficou geograficamente separada do resto do território alemão por uma faixa de território polonês, o chamado corredor polonês.

Com a derrota na Segunda Guerra Mundial, a Alemanha perdeu o território da Prússia Oriental, que foi dividido entre Polônia, Lituânia e Rússia

Ver também[editar | editar código-fonte]

Ícone de esboço Este artigo sobre a história da Europa é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.