Língua seraiki

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Seraiki
Falado em: Paquistão 13,9 milhões; Índia poucos (68 mil)
Região: Sul do Panjabe
Total de falantes: 14 milhões
Família: Indo-Européia
 Indo-Iraniana
  ndo-Ariana
   Indo-Ariana Nordeste
    Lahnda
     Seraiki
Escrita: Perso-Árabe, Gurmuki, Devanagari
Códigos de língua
ISO 639-1: --
ISO 639-2: ---
ISO 639-3: skr

Seraiki, Saraiki ou Siraiki é uma íngua e também é uma etnia do Paquistão falada por cerca de 14 milhões de pessoas (conforme Censo e 1998), sendo que a quase maioria vive no Panjabe paquistanês. Isso significa cerca de 10,5% da população paquistanesa. Há cerca de 68 mil falantes no Panjabe indiano.

Primeiro Ministro Yousuf Raza Gillani (esquerda) inaugural centro de estudos Saraiki.

Classificação[editar | editar código-fonte]

O Saraiki é algumas vezes considerado como um dialeto da língua punjabi ou mesmo do dialeto lahnda dessa língua., mas, no caso, seria o dialeto mais diverso dentre todos os “punjabis”, o que confirmaria ser uma língua. À medida que se vai para o sul do Panjabe, o Saraiki vai ficando cada vez mais diferente do idioma Punjabe próprio e se aproxima cada vez mais da língua sindi.[1]

A língua não tem nenhum reconhecimento no Paquistão no nível nacional e nem mesmo no local. Porém, vêm sendo discutidos acordos para criar uma província para a população seraiki pela divisão do.[2]

Escrita[editar | editar código-fonte]

Na Índia a língua usa as escritas Gurmuki e Devanagari. No Paquistão e escrita usada é o Perso-Árabe

Falantes conhecidos[editar | editar código-fonte]

Dentre as importantes personalidades dessa etnia e falantes da língua figuram o a atual Primeiro Ministro Yousuf Raza Gillani, o ex-ministro Shah Mehmood Qureshi e o antigo presidente Farooq Leghari.

Saraiki falando Áreas : -[editar | editar código-fonte]

Vinte e um distrai em punjab, Paquistão, dois desvia Khyber-Pakhtunkhwa Província, Paquistão e duas agências estão falando Saraiki área.

Map of Saraikistan.jpg

See area and Population of Saraikisan.

Estes são também distrai Saraiki

Saraiki é falado em Índia, Emirados Árabes Unidos e Afeganistão também. Saraiki é a maior segunda língua em Reino da Arábia Saudita com mais de 2,5 milhões. Em Reino Unido Saraiki é falado por 400.000. No Canadá, China, África do Sul e Estados Unidos Saraiki também é falado.

Referências

Externas[editar | editar código-fonte]