Língua tsutuil

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A língua tsutuil (tz'utujil) é uma língua maia falada na região situada a sul do lago de Atitlán, na Guatemala, aparentada com as línguas suas vizinhas caqchiquel e quiché.

Actualmente o tsutuil é falado por aproximadamente 50 000 pessoas. A maioria dos tsutuiles fala espanhol como segunda língua, apesar de muitas das pessoas mais idosas, ou aquelas que habitam em locais mais remotos não o falarem. Muitas crianças aprendem o espanhol apenas quando começam a ir à escola, cerca dos cinco anos de idade, embora actualmente seja dada maior importância a esta língua que anteriormente, devido ao aumento do número de turistas que visitam a região.

Fonologia[editar | editar código-fonte]

Nas tabelas abaixo cada um dos fonemas do tsutuil está representado por um caracter ou conjunto de caracteres que o denotam segundo a ortografia padrão desenvolvida pela Academia das Línguas Maias da Guatemala (ALMG) e aceite pelo governo. Quando diferente, o símbolo correspondentes no Alfabeto Fonético Internacional surge entre parêntesis.

Vogais[editar | editar código-fonte]

O tsutuil possui cinco vogais curtas e cinco longas.

Curtas Longas
i ii Vogal anterior fechada não arredondada
e ee Vogal média anterior não arredondada
a aa Vogal aberta central não arredondada
u uu Vogal fechada posterior arredondada
o oo Vogal média posterior arredondada

Consoantes[editar | editar código-fonte]

Como outras línguas maias, o tsutuil não faz distinção entre oclusivas vocalizadas e mudas e africadas, mas por outro lado faz distinção entre paragens e africadas simples e glotais.

As oclusivas e africadas simples (tecnicamente "egressivas pulmónicas) são geralmente mudas e aspiradas no final das palavras e não aspiradas nos restantes casos. As oclusivas e africadas glotalizadas são geralmente ejectivas nos casos de k' , ch' , e tz' e implosivas nos casos de b' , t' , e q' .

  Bilabial Alveolar Palatal Velar Uvular Glotal
  simples glotalizada simples glotalizada simples glotalizada simples glotalizada simples glotalizada simples
Oclusivas p b'  [ɓ] t t'  [ɗ]   k k' q q'  [ʠ]  '   [ʔ]
Africadas   tz  [ʦ] tz'  [ʦ’] ch  [ʧ] ch'  [ʧ’]      
Fricativas   s x  [ʃ]   j  [X]  
Nasais m n        
Líquidas   l   r        
Deslizes     y  [j] w    

Referências[editar | editar código-fonte]

  • Dayley, Jon P.. Tzutujil Grammar. Berkeley, California: University of California Press, 1985. ISBN 0-520-09962-1.
  • García Ixmatá, Pablo. Rukeemiik ja Tz'utujiil Chii': Gramática tz'utujiil. Guatemala City, Guatemala: Cholsamaj, 1997. ISBN 99922-53-13-4.
  • Pérez Mendoza, Francisco; Miguel Hernández Mendoza. Diccionario Tz'utujil. Antigua Guatemala, Guatemala: Proyecto Lingüístico Francisco Marroquín/Cholsamaj, 1996.