Lampriformes

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaLampriformes
Esboço de um Regaleco

Esboço de um Regaleco
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Actinopterygii
Ordem: Lampriformes
Nelson, 1994
Famílias
ver texto

Lampriformes (também chamada Lampridiformes) é uma ordem de actinopterígios que inclui 50 espécies abissais. Seus membros são acantomorfos teleósteos que divergiram no Cretáceo Superior ou então no período Paleoceno, a 60-70 milhões de anos atrás. A ordem irmã é a Myctophiformes.

Os Lampridiformes têm a forma corporal altamente variável, mas geralmente possuem corpos profundos ou alongados. Também variam em tamanho, dos pequenos Metavelifer multiradiatus e Velifer hypselopterus com menos de 30 centímetros, ao grande Regalecus glesne, que com cerca de 17 metros. A pré-maxila exclui completamente a maxila da abertura bucal. Entretanto, as mandíbulas são altamente projetáveis, com um tipo único de mandíbula superior projetável. A maxila, ao invés de ser a ligação entre o etimóide e o palatino, desliza para dentro e para fora com a pré-maxila projetável.[1] Os lampridiformes possuem 84-96 vértebras no total, mas não apresentam espinhos nas nadadeiras. A nadadeira pélvica tem 0-17 raias e encontra-se posicionada bem cranialmente. As nadadeiras dorsais são longas, e estendem-se na maior parte do comprimento do corpo. Não possuem escamas. Os peixes são normalmente encontrados em profundidades de 100-1.000 metros, mas são pelágicos, não se alimentando em profundidade.

Classificação[editar | editar código-fonte]

A ordem contém 18 espécies conhecidas distribuídas em 7 famílias [2] :

Order Lampriformes

Referências[editar | editar código-fonte]

  1. Olney, John E.. In: Paxton, J.R. & Eschmeyer, W.N.. Encyclopedia of Fishes. San Diego: Academic Press, 1998. 167–169 p. ISBN 0-12-547665-5
  2. Ed. Froese, Rainer; Pauly, Daniel (February de 2005). "Lampriformes" (em inglês). www.fishbase.org. FishBase.