Lawrence Hargrave

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Hargrave (seated) and Swain demonstrate the manlift kites (labelled A, B, D, & E), sling seat and spring balance in the parkland behind Stanwell Park beach, November 1894

Lawrence Hargrave (Greenwich, Inglaterra, 29 de janeiro de 185014 de julho de 1915) foi um engenheiro, explorador, astrônomo, inventor e pioneiro da aeronáutica.

Biografia[editar | editar código-fonte]

Hargrave era o segundo filho de John Fletcher Hargrave. Foi educado no Queen Elizabeth's Grammar School, Kirkby Lonsdale, Westmorland. Ele imigrou para a Austrália com sua família, chegando em Sydney em 5 de novembro de 1865 em La Hogue. Ele circunavegou a Austrália no Ellemere depois que lhe foi oferecido um lugar no navio. Apesar dele já ter mostrado habilidade em matemática na sua escola inglesa ele falhou no exame de matrícula e em 1867 iniciou um aprendizado em engenharia com a Australasian Steam Navigation Company em Sydney. Ele depois considerou a experiência de grande utilidade nos construção dos seus aeromodelos.

Em 1872, como um engenheiro, ele viajou para Nova Guiné, mas o navio Maria ficou danificado e em 1875 ele embarcou novamente como engenheiro na expedição de William John Macleay para o Golfo de Papua. Em 1977 retornou a Sydney e juntou-se à Royal Society of New South Wales. No ano seguinte tornou-se assistente de observação astronômica no Sydney Observatory. Aí permaneceu cerca de cinco anos, retirando-se em 1883. Dedicou o resto de sua vida à pesquisa científica.

Hargrave esteve interessado em experimentos de todo o tipo na infância, particularmente aqueles relacionados a máquinas voadoras. Quando seu pai morreu em 1885, Hargrave herdou uma fortuna e pôde dedicar-se totalmente à ciência. Por algum tempo deu particular atenção ao voo dos pássaros. Ele escolheu viver e experimentar seus aeromodelos em Stanwell Park, um lgar que oferecia ventos excelentes, sendo até hoje o mais famoso e procurado endereço do volovelismo australiano.

Em uma impressionante carreira produtiva, Hargrave inventou diversos engenhos, mas nunca patenteou qualquer um deles: ele não precisava do dinheiro, e era um crente apaixonado na comunicação científica como chave para o progresso.

Ligações externas[editar | editar código-fonte]