Leopardo-do-ceilão

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaLeopardo-do-ceilão
Leopardo-do-ceilão

Leopardo-do-ceilão
Estado de conservação
Status iucn3.1 EN pt.svg
Em perigo
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Género: Panthera
Espécie: P. pardus
Nome trinomial
Panthera pardus kotiya
Deraniyagala, 1956[1]

O leopardo-do-ceilão (Panthera pardus kotiya) é uma das 8 ou 9 subespécies de leopardo reconhecidas internacionalmente. É nativo do Sri Lanka.

Um estudo recente descobriu que, embora o leopardo esteja em perigo de extinção no Sri Lanka,é lá que ele possui uma das maiores densidades populacionais do mundo, no Parque Nacional de Yala. Outro parque onde é fácil vê-lo é o Parque Nacional de Wilpattu, também no Sri Lanka. Isto ocorre porque nessas áreas os leopardos não têm de partilhar o seu habitat com outros predadores como o leão ou o tigre.

Habitat[editar | editar código-fonte]

Pode ser encontrado apenas no Sri Lanka. Até recentemente, se sabia muito pouco sobre este animal, mas estudos em curso [2] indicam que se encontra espalhado pelas áreas ainda selvagens da ilha. Eles vivem em florestas tropicais e em vegetações árido-arbustivas.

Leopardo-do-ceilão

Alimentação[editar | editar código-fonte]

Como a maioria dos leopardos, tem uma alimentação variada, que inclui pequenos mamíferos, aves, répteis, primatas, sambares, javalis e veados, os quais mata com uma mordida precisa na garganta.

Biologia[editar | editar código-fonte]

Não é mais nem menos notívago do que outras subespécies de leopardos. É um caçador solitário, com a exceção das fêmeas e filhotes. Ambos os sexos vivem em territórios sobrepostos. A reprodução pode ocorrer durante todo o ano com um declínio na época da seca. Não está habituado a carregar suas presas para o topo das árvores, como os outros leopardos, pela ausência de predadores concorrentes, e também crescem significativamente mais que os outros de sua espécie.

Ameaças[editar | editar código-fonte]

Ele está ameaçado pela caça, perda dos habitats e perseguição a que é sujeito. Mas, apesar dessas ameaças, é extremamente adaptável e é capaz de viver na proximidade de zonas habitadas. Os esforços de conservação têm sido dificultados pela guerra civil do Sri Lanka.

Referências

  1. Panthera pardus kotiya (TSN 726468) (em inglês) . Integrated Taxonomic Information System (www.itis.gov). Página visitada em 27 de Outubro de 2007..
  2. http://www.wwct.org
Ícone de esboço Este artigo sobre Felídeos, integrado ao WikiProjeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.