Leopardo-indiano

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Como ler uma caixa taxonómicaLeopardo-indiano
Leopardo-indiano

Leopardo-indiano
Estado de conservação
Status iucn3.1 NT pt.svg
Quase ameaçada (IUCN 3.1)
Classificação científica
Reino: Animalia
Filo: Chordata
Classe: Mammalia
Ordem: Carnivora
Família: Felidae
Género: Panthera
Espécie: P. pardus
Subespécie: P. p. fusca
Nome trinomial
Panthera pardus fusca
(Meyer), 1794

O leopardo-indiano (Panthera pardus fusca) é uma subespécie nativa do subcontinente indiano. O leopardo-indiano é um dos muitos bem sucedidos membros dos grandes felinos indianos, distribuição por todas as partes do subcontinente indiano e sul da China.[1] [2]

Características[editar | editar código-fonte]

Leopardos indianos machos adultos podem ter entre 1,25 e 1,40 metros de comprimento, sendo que sua cauda possui de 76 a 91 cm de comprimento; pesam entre 50 a 77 kg. As fêmeas são menores e possuem de 1,05 a 1,17 metros de comprimento, tendo uma cauda de 76 a 85 cm de comprimento; pesam entre 29 e 34 kg. Muitos exemplares possuem melanismo.

Território e Dieta[editar | editar código-fonte]

Leopardo indiano, ágil escalador de árvores.

No Parque Nacional Bardia no Nepal, o território de leopardos machos tem cerca de 48 km², e o de fêmeas possui 17 km². O território da fêmea diminui de 5 a 7 km² quando tem filhotes.

No Parque Nacional de Sariska, a dieta de leopardos indianos inclui veados, cervo sambar, nilgó, porco selvagem, macaco langur, lebres,pavões e humanos.[3]

Distribuição e habitat[editar | editar código-fonte]

No subcontinente indiano, topográficas barreiras para a dispersão desta subespécie são o rio Indo no oeste, e os Himalaias no norte. No leste, o baixo curso do rio Bramaputra e o delta do rio Ganges constituem barreiras naturais à distribuição do leopardo.

Leopardos indianos estão distribuídos por toda Índia, no Nepal, Butão, Bangladesh e partes do Paquistão. Eles habitam áreas tropicais, florestas tropicais secas, florestas caducifólias, florestas temperadas e setentrionais, e florestas de coníferas, mas não ocorrem nas florestas de mangue do Sundarbans.

Relação com outros predadores[editar | editar código-fonte]

Leopardos compartilham seus habitats com tigres de Bengala, ursos negros asiáticos e ursos preguiça, lobos e cães selvagens, normalmente todos evitam aos outros. Estes outros predadores podem matar filhotes de leopardo sempre que têm chance, diminuindo a concorrência. Tigres podem atacar e até matar um leopardo adulto que estiver em seu território. Leopardos coexistem com tigres, mas não são comuns em habitats onde a densidade de tigres é alta.

Referências

  1. Leopardo da Índia ConservaNatura
  2. Leopardo em extinção Big Cat Rescue
  3. Leopardo da Índia Tiger Tribe
Ícone de esboço Este artigo sobre carnívoros, integrado no Projeto Mamíferos é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.