Liga Suburbana de Desporto

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Liga Suburbana de Desporto
Liga Suburbana de Desporto
Dados gerais
Edições Não disponível
Local de disputa Ceará
Sistema turno e returno
Edição atual
editar

Em 11 de setembro de 1934 é fundada a Liga Suburbana de Desporto na sede do José de Alencar Foot-Ball Club por Manoel Aranha, Atila Tavares, Antônio Nascimento, Manoel Gomes, Pena Filho e Antônio Azim [1], com o começo o primeiro campeonato em 15 de novembro de 1934 entre os participantes: Ferroviário, Guarani, José de Alencar Foot-Ball Club, Liberal, Oriente Foot-Ball Club, Peñarol Sport Club, Porangaba Sport Club e São Paulo no campo do Fortaleza.

A liga se filia a Associação Cearense de Desportosem 25 de setembro de 1935 e reconhecida pela Confederação Brasileira de Desportos [2] sendo a segunda divisão cearense. Conforme a edição 207 da Revista Sport Ilustrado de 1942 cita que "De acordo com o antigo regulamento do nosso esporte, o clube levantasse o Campeonato da Segunda Divisão ficaria capacitado para ir disputar no ano seguinte, na primeira divisão, isso depois de um play-off com o último colocado dessa fileira. [3]

Equipes fundadoras[editar | editar código-fonte]

Edições[editar | editar código-fonte]

Foram os campeões na década de 30 e 40:

Torneio inicio [14][editar | editar código-fonte]

Disputaram em 7 de Julho de 1936 do Torneio Inicio as equipes do Ferroviário, Flamengo Foot-Ball Club, Guarani, José de Alencar Foot-Ball Club [17] e Liberal [18]

Disputaram em 1937 [15] Ferroviário, Flamengo Foot-Ball Club, Guarani, Mangueira, Nacional e Vingador

Disputaram em 1938: Flamengo Foot-Ball Club, Luso Futebol Clube, Majurema, Mangueira, Oriente, Santa cruz e Vingador S.C .

Referências

Bandeira de BrasilSoccer icon Este artigo sobre clubes brasileiros de futebol é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.