Lupin III

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

Lupin III (ルパン三世, Rupan Sansei?), também conhecido como Lupin 3.º, é uma série de mangá, escrita e ilustrada por Kazuhiko Kato sob o pseudônimo de Monkey Punch.

A história segue as aventuras de um grupo de ladrões liderados por Arsène Lupin III, neto de Arsène Lupin, o ladrão cavalheiro da série de romances de Maurice Leblanc. Lupin e sua gangue fazem viagens em todo o mundo para roubar tesouros e escapar à lei.

O primeiro mangá de Lupin III apareceu na revista Weekly Manga Action em 10 de agosto de 1967, e gerou uma franquia de mídia que inclui mangás, várias versões animadas, filmes, lançamentos direto para vídeo, especiais anuais de televisão, CDs de música, Video games, e um musical.

A série continua a ser popular e as adaptações anime tem atraído a atenção de diretores como Shinichiro Watanabe e Steven Spielberg. Durante vários anos, as questões relativas a direitos autorais e propriedade intelectual de Maurice Leblanc, significava que o nome de Lupin foi removido de lançamentos fora do país. No entanto, os direitos de Leblanc já expirou, permitindo lançamentos estrangeiros a usar o nome de Lupin.

No mundo o anime em geral foi bem sucedido, no caso do Brasil, teve um longa(O Ouro da Babilônia), lançado nos anos 80 em VHS pela Top Tape, já o anime da televisão passou no canal Locomotion em 2001, com vozes totalmente diferentes e dublagem nova em relação a dublagem do longa lançado anteriormente, e em 2008, a Focus Filmes lançou 2 longas, O Castelo de Cagliostro e O segredo de Mammo, ambos com uma dublagem nova em relação as anteriores. O longa do Castelo de Cagliostro tem algumas passagens pelo canal HBO.

Dublagem brasileira[editar | editar código-fonte]

O Commons possui uma categoria contendo imagens e outros ficheiros sobre Lupin III