Madona com a Bênção do Menino Jesus (Bellini, Milão, 1510)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Giovanni Bellini, Madona com a Bênção do Menino Jesus, 1510

A Madona e Menino ou Madona com a Bênção do Menino Jesus é uma pintura a óleo sobre painel de 1510 do mestre renascentista italiano Giovanni Bellini, pintada quando ele já estava na casa dos oitenta anos, mas ainda respondendo a novos desenvolvimentos na pintura. É semelhante à Madona do Prado de 1505 (National Gallery (Londres)) e à Madona com a Bênção do Menino Jesus (Bellini, Detroit, 1509) (Detroit Institute of Arts). Está agora na Pinacoteca di Brera, em Milão[1].

Madona (do italiano Madonna, em português "Nossa Senhora" ou "Virgem com o Menino") é a representação artística da Virgem Maria, mãe de Jesus, em pinturas e esculturas (iconografia) na arte cristã. É um tema tradicional, muitíssimo repetitivo, onde as obras representam sempre e Virgem Maria com seu filho Jesus,[2]

A restauração da obra de Bellini em 1986-1987 demostrou que não havia nenhum desenho preparatório sob a paisagem ao fundo e que ele muitas vezes aplicou a tinta na preparação com a ponta dos dedos. A paisagem ao fundo baseia-se nas inovações de Giorgione na paisagem, no uso da perspectiva aérea na névoa azul sobre as montanhas e no estudo gótico mais tardio de detalhes da vida que Bellini havia aprendido com seu pai Jacopo Bellini - um exemplo é a chita à esquerda, apoiada em uma pedra que leva sua assinatura latina e a data em algarismos latinos (IOANNES BELLINUS MDX)[3].

Ver também[editar | editar código-fonte]

Referências

  1. AA.VV., Brera, guida alla pinacoteca, Electa, Milano 2004. ISBN 978-88-370-2835-0
  2. «A iconografia de Madona na História da Arte». C&C. 16 de dezembro de 2012. Consultado em 11 de setembro de 2018 
  3. Mariolina Olivari, Giovanni Bellini, in AA.VV., Pittori del Rinascimento, Scala, Firenze 2007. ISBN 88-8117-099-X