Man-of-war

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
O Tiro de Canhão, quadro ca. 1680 do pintor holandês Willem van de Velde, o Jovem representando um man-of-war holandês disparando uma salva.

A expressão man-of-war (plural: men-of-war; literalmente "homem de guerra"), man of war ou man o' war, por vezes abreviada "man" era usada pela Marinha Real Britânica para designar um navio de guerra de grande poder militar entre os séculos XVII e XIX.[1][2]

O termo também é aplicado a navios de guerra doutras potências europeias, nomeadamente da França, que constituíam a espinha dorsal das marinhas de guerra dos respetivos países. Frequentemente aplica-se sobretudo aos chamados "navios de linha" (ship of the line) britânicos ou "navios de alto-bordo" (vaisseau de haut-bord) franceses. Por oposição, os navios mercantes eram chamados man-of-trade ("homem de comércio").

Descrição[editar | editar código-fonte]

O 'man-of-war teve origem em Portugal no início do século XV a partir de navios redondos anteriores com a adição de um segundo mastro para formar a nau. O século XVI viu a carraca evoluir para o galeão e depois para o navio de linha. A evolução do termo foi a seguinte:

Homem de guerra. "Um termo aplicado a uma linha de navios de guerra, ao contrário da regra usual na língua inglesa na qual todos os navios são femininos. Provavelmente surgiu da seguinte maneira: 'homens de guerra' (men of war) eram soldados fortemente armados. Um navio cheio deles seria chamado 'navio de guerra'. Com o passar do tempo, a palavra 'navio' (ship) foi descartada como desnecessária e permaneceu a o termo 'men of war'. "
 
Talbot[quem?] in Henry Fredrick Reddall Fact, fancy, and fable, 1892, p. 340.

O desenho do man-of-war desenvolvido por Sir John Hawkins tinha três mastros, cada um com três a quatro velas. O navio podia ter até 60 metros de comprimento e 124 canhões: quatro na proa, oito na popa e 56 em cada lateral. Todos esses canhões exigiam três conveses de baterias para mantê-los, mais um do que qualquer navio anterior. Tinha uma velocidade máxima de navegação de oito ou nove nós.

Notas e referências[editar | editar código-fonte]

  1. «Man-of-war». Merriam-Webster Dictionary. Consultado em 3 de dezembro de 2014 
  2. «Definition of "man-of-war"». Collins English Dictionary. Consultado em 3 de dezembro de 2014 


Ícone de esboço Este artigo sobre tópicos navais é um esboço. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.