Maria de Iorque

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Question book.svg
Esta página ou secção não cita nenhuma fonte ou referência, o que compromete sua credibilidade (desde março de 2013).
Por favor, melhore este artigo providenciando fontes fiáveis e independentes, inserindo-as no corpo do texto por meio de notas de rodapé. Encontre fontes: Googlenotícias, livros, acadêmicoYahoo!Bing. Veja como referenciar e citar as fontes.

Maria de Iorque (11 de agosto de 146723 de maio de 1482) foi uma princesa da Inglaterra.

Nascida no Castelo de Windsor, no condado inglês de Berkshire, Maria era a segunda dos dez filhos do rei Eduardo IV da Inglaterra e de sua consorte Isabel Woodville. Entre seus irmãos, estavam o rei Eduardo V e Ricardo de Shrewsbury, duque de Iorque, os ditos Príncipes na Torre. Sua irmã mais velha, Isabel, depois viria a ser rainha consorte de Henrique VII. Portanto, Maria era tia do famoso rei Henrique VIII.

Houve planos de um casamento entre Maria e o futuro João I da Dinamarca, Suécia e Noruega, mas nada se produziu disto. Em 1478, contudo, João veio a se casar com Cristina da Saxônia.

Maria foi investida Dama da Jarreteira ao lado de sua irmã mais nova Cecília em 1480, tal qual sua irmã mais velha, investida três anos antes.

Morreu aos quatorze anos, no Palácio de Greenwich e foi sepultada na Capela de São Jorge (Castelo de Windsor), a mesma onde se encontrava a sepultura de seu pai, no Castelo de Windsor.