Maria de Saxe-Altemburgo (1854-1898)

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Maria de Saxe-Altemburgo
Princesa da Prússia
Princesa de Saxe-Altemburgo
Cônjuge Alberto da Prússia
Descendência
Frederico Henrique da Prússia
Joaquim Alberto da Prússia
Frederico Guilherme da Prússia
Pai Ernesto I de Saxe-Altemburgo
Mãe Inês de Anhalt-Dessau
Nascimento 2 de Agosto de 1854
Eisenburg, Alemanha
Morte 8 de outubro de 1898 (44 anos)
Condado de Ząbkowice Śląskie, Alemanha, (actual Polónia)

Maria de Saxe-Altemburgo (Maria Frederica Leopoldina Jorgina Augusta Alexandra Isabel Teresa Josefina Helena Sofia), (2 de agosto de 1854 - 8 de outubro de 1898) foi a esposa do príncipe Alberto da Prússia, regente do ducado de Brunswick.

Família[editar | editar código-fonte]

Maria era a filha mais velha e única sobrevivente do duque Ernesto I de Saxe-Altemburgo e da sua esposa, a princesa Inês de Anhalt-Dessau. Os seus avós paternos eram o duque Jorge de Saxe-Altemburgo e a duquesa Maria Luísa de Mecklemburgo-Schwerin. Os seus avós maternos eram o duque Leopoldo IV de Anhalt e a princesa Frederica Guilhermina da Prússia. A sua mãe era tia da princesa Luísa Margarida da Prússia, esposa do príncipe Artur, duque de Connaught, filho da rainha Vitória.1

Casamento[editar | editar código-fonte]

Maria chegou a Potsdam na noite de 18 de abril de 1873, onde foi recebida pelo príncipe Alberto da Prússia, seu noivo.2 A sua boda realizou-se no dia seguinte.3 Os pais de Alberto tinham tido um casamento infeliz que tinha acabando em divórcio, por isso Alberto esperou até ter trinta e seis anos para se casar, certificando-se que o mesmo não voltaria a acontecer.4 Os espectadores comentaram que a cerimónia foi mais grandiosa do que era costume, com a cavalaria dos dragões a abrir a procissão e os imperadores como convidados. Maria foi descrita como tendo uma "beleza de menina" e uma expressão modesta e pouco pretensiosa que "não demorou a cativar os corações da multidão."4

Tiveram três filhos:

  1. Frederico Henrique Alberto da Prússia (15 de julho de 1874 - 13 de novembro de 1940), nunca se casou nem teve filhos.
  2. Joaquim Alberto da Prússia (27 de setembro de 1876 - 24 de outubro de 1939), casado com Marie von Blich-Sulzer e Karoline Kornelia Stockhammer; com descendência.
  3. Frederico Guilherme da Prússia (12 de julho de 1880 - 9 de março de 1925); casado com a princesa Ágata de Hohenlohe-Schillingsfürst; com descendência.

Últimos anos[editar | editar código-fonte]

Em 1885, Alberto foi nomeado regente do ducado de Brunswick, substituindo o príncipe-herdeiro Ernesto Augusto de Hanôver que tinha sido retirado da sua posição pelo chanceler Otto von Bismarck.5 Ernesto Augusto era um parente afastado de Maria, visto que a sua mãe, a rainha Maria, era uma princesa de Saxe-Altemburgo. Depois de aceitar a regência, Alberto e Maria passaram a viver maioritariamente entre Brunswick, Berlim e Kamenz.5

A princesa Maria morreu no dia 8 de Outubro de 1898 no Castelo de Kamenz.6 O kaiser Guilherme II e a imperatriz Augusta Vitória estiveram presentes no funeral, realizado no mesmo castelo onde a princesa morreu.6

O príncipe Alberto morreu em 1906 e foi enterrado junto da esposa no Mausoléu auf dem Hutberge no parque do Castelo de Kamenz. Depois da Segunda Guerra Mundial, o mausoléu foi destruído e os corpos foram enterrados no parque.

Genealogia[editar | editar código-fonte]

Os antepassados de Maria de Saxe-Anhalt em três gerações7
Maria de Saxe-Anhalt Pai:
Ernesto I de Saxe-Altemburgo
Avô paterno:
Jorge de Saxe-Altemburgo
Bisavô paterno:
Frederico de Saxe-Altemburgo
Bisavó paterna:
Carlota Jorgina de Mecklemburgo-Strelitz
Avó paterna:
Maria Luísa de Mecklemburgo-Schwerin
Bisavô paterno:
Frederico Luís de Mecklemburgo-Schwerin
Bisavó paterna:
Helena Pavlovna da Rússia
Mãe:
Inês de Anhalt-Dessau
Avô materno:
Leopoldo IV de Anhalt-Dessau
Bisavô materno:
Frederico de Anhalt-Dessau
Bisavó materna:
Amélia de Hesse-Homburg
Avó materna:
Frederica Guilhermina da Prússia
Bisavô materno:
Luís Carlos da Prússia
Bisavó materna:
Frederica de Mecklemburgo-Strelitz

Referências

  1. C. Arnold McNaughton, The Book of Kings: A Royal Genealogy, in 3 volumes (London, U.K.: Garnstone Press, 1973), volume 1, pág. 70.
  2. "Germany", The Manchester Guardian (Berlim), 19 de Abril de 1873
  3. Lundy, Darryl. "The Peerage: Marie Prinzessin von Sachsen-Altenburg"
  4. a b "A Royal Marriage", The New York Times (Berlim), 7 de Maio de 1873
  5. a b "Memorial Notices", The Manchester Guardian, 11 de Outubro de 1898
  6. a b "Princess Maria of Saxony Dead", The Washington Post (Berlin), 9 de Outubro de 1898
  7. The Peerage, consultado a 11 de Junho de 2013