Mariefred

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa
Ambox rewrite.svg
Esta página precisa ser reciclada de acordo com o livro de estilo.
Sinta-se livre para editá-la para que esta possa atingir um nível de qualidade superior.
Editor: considere colocar o mês e o ano da marcação. Isso pode ser feito automaticamente, substituindo esta predefinição por {{subst:rec}}
Question book.svg
Esta página ou se(c)ção não cita fontes fiáveis e independentes (desde fevereiro de 2011). Por favor, adicione referências e insira-as no texto ou no rodapé, conforme o livro de estilo. Conteúdo sem fontes poderá ser removido.
Encontre fontes: Google (notícias, livros, acadêmico)Yahoo!Bing.

Mariefred é uma pequena cidade sueca cujo nome provém do antigo monastério católico "Pax Mariae", ou seja "Paz de Maria", elevada a categoria de cidade em 1605. Mariefred está situada na região de Södermanland, próximo a cidade de Strängnäs, pertencendo a municipalidade de Strängnäs.

Próximo a cidade está localizado o Castelo Real de Gripsholm.

Na cidade há o museu ferroviário Östra Söndermanlands Järnväg, com uma coleção de vagões de passageiros com bitola de 600mm.

Castelo Real de Gripsholm
Mariefred

A cidade sedia a cerimônia final do World´s Children´s Prize for the Rights of the Child, o WCPRC, ou Prêmio das Crianças do Mundo pelos Direitos da Criança, considerado o "Nobel das Crianças'.

A ONG Children’s World (Barnens Värld) é fundadora do WCPRC, maior programa educacional e anual no mundo sobre Direitos da Criança, Democracia e Amizade Mundial para crianças e adolescentes.

A Children’s World publica a revista Globen e o site www.childrensworld.org, ambos disponíveis em nove idiomas (Inglês, espanhol, português, francês, sueco, tailandês, tamil, vietnamita e hindu). O WCPRC foi denominado Projeto Nacional do Milênio pelo Governo da Suécia e conta com o apoio da AstraZeneca, Banco Fonder, Banco ABN AMRO, pi.se e Barloworld Ltd. A ONG Children’s World foi fundada em 1979, ano intitulado pelas Nações Unidas como o Ano da Criança.

A organização conta com o apoio da Sida e tem como membros a Save The Children (Suécia) e a Swedish Society for Nature Conservation (Svenska Naturskyddsföreningen). No Brasil, o projeto conta com a parceria do Grupo Positivo, maior corporação de Educação e Tecnologia do Brasil que assim como nos anos anteriores será o responsável por viabilizar a participação, via Internet, de centenas de milhares de estudantes das escolas particulares e públicas por meio do Portal Educacional (www.educacional.com.br) e do Portal Aprende Brasil (www.aprendebrasil.com.br).

As cinzas de Kurt Tucholsky estão no cemitério da cidade.